Zona Rural do Paudalho experimenta transformação e população comemora

Paudalho possui uma grande extensão territorial sendo considerada uma das maiores cidades de Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. Mas, quem pensa que o tamanho impede as ações da Prefeitura do Paudalho chegarem às comunidades se engana. São centenas de serviços prestados que favorecem populares tanto do Centro da cidade quanto da Zona Rural.

Adriana Tenório de 32 anos é moradora do bairro de Fonte de Aldeia, comunidade que fica á cerca de 40 minutos do Centro da cidade. O local, que há vários anos não recebia investimentos do Poder Executivo agora passa a vivenciar a mudança. No bairro, está sendo construída uma escola de Educação Infantil que vai beneficiar centenas de crianças, deixando para traz um passado de dificuldades.  “São pessoas carentes que se locomovem daqui para Chã de Conselho, de ônibus e tem muitas mães que vão acompanhando as suas crianças, tendo que esperar até o meio-dia para voltar. As crianças tinham que acordar muito cedo para se arrumar e através desse colégio elas serão beneficiadas, porque as mães vão poder voltar para casa para cuidar dos seus lares”, comentou Adriana.

Foto: Cristóvão Neto/PMP

A construção da unidade de ensino, que é a primeira do local, está bastante avançada. A dona de casa mora ao lado das obras com as quatro filhas e o esposo e acompanha tudo emocionada. “Eu estou muito feliz porque tenho uma filha de três anos que vai estudar bem pertinho de casa. Eu também estou feliz porque outras mães vão ficar mais tranquilas e eles também vão aprender mais”, disse.

Confira as fotos da construção da Escola:

Ruas do Povo na Zona Rural

Com o programa Ruas do Povo muitas histórias em Paudalho foram transformadas. Uma delas é da dona de casa, Maria José, de 55 anos. Moradora do bairro de Chã de Conselho, Maria comemora o calçamento e lembra a situação difícil que enfrentou. “Eu nasci em Tracunhaém e na adolescência vim para esse bairro. Aqui eu conheci meu esposo, namorei, me casei e tive  minhas duas filhas. Antes era muito difícil. Quando chovia a gente ficava com medo porque era muita lama. Era tanta lama que a gente chegava a sambar”, explicou.

Atualmente a história é outra. Cerca de 19 bairro do Centro à Zona Rural estão recebendo pavimentação e Maria José comemora. “Agora está maravilhoso. Eu estou muito feliz porque agora pode chover, não chover que tudo está ótimo. Eu nunca imaginei que minha rua seria calçada” finalizou.

Cristóvão Neto/PMP

Saúde que alcança todos

Uma das dificuldades que os paudalhenses da Zona Rural enfrentavam era o acesso ao serviço da Saúde que não funcionavam. Agora, a realidade é outra. Além de ter toda estrutura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atendimento nos equipamentos do Centro funcionam. “Eu achei ótimo. Fui muito bem atendida. A menina da limpeza não deixava o quarto sujo, as enfermeiras todas muito atenciosas comigo. O quarto bem estruturado, com TV, banheiro grande. O almoço chegava na hora certa. De madrugada não via ninguém dormindo”, comentou, Joyce Maria, moradora do bairro de Chã de Cruz, também na Zona Rural.

Há um mês, a dona de casa deu à “luz” a pequena Maria Luíza no Centro do Parto Normal do Paudalho Gabrielly Ramos. “Eu me senti muito segura, sabe? Minha filha está aí cheia de saúde. E no momento eu fiquei calma, porque eu fiz todos os exames, a médica ainda me ajudou com a minha filha. E não tem isso de não atender a gente porque moramos aqui”, enfatizou.

Foto: Cristóvão Neto/PMP

O prefeito Marcelo Gouveia destacou que a prioridade é não deixar nenhum paudalhense sem assistência. “Isso é um resultado de tudo aquilo que nós acreditamos. Acreditamos na Saúde, Educação, Obras, Assistência Social e Cultura para todos os nossos paudalhenses. Eu fico muito feliz em perceber que estamos mudando o rumo da história, com a população que nos ajuda. E fico mais feliz ainda em perceber que as ações alcançam desde o Centro até a Zona Rural. E Isso é só o começo”, disse.

Adriana, Maria e Joyce representam milhares de famílias que hoje já respiraram a transformação no Município. História como as delas são exemplos de que a mudança chegou e alcançou cada canto do Paudalho.