Você sabe o que é o Aedes aegypti e quais os males que ele pode trazer?

Thales Kirion

A Prefeitura do Paudalho por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento e Assistência Social, promove entre a próxima segunda-feira (6) e sexta-feira (10) a Semana Nacional de Mobilização do setor da Educação, Assistência Social e Saúde no combate ao Aedes aegypti. O mosquito, mesmo tendo sete milímetros, pode causar a dengue, zika e chikungunya. Mas você sabe de onde ele surgiu?

O mosquito da dengue, como é popularmente conhecido, tem origem no Egito. A dispersão pelo mundo ocorreu da África e o primeiro caso foi notificado na Costa Leste do continente para as Américas e logo depois da Costa Oeste para a Ásia. O vetor foi descrito cientificamente em 1762 quando foi chamado de Culex (mosquito) Aegypti (Egito), ou seja: mosquito egípcio.

Ele pode infectar mais de uma pessoa?

As fêmeas sugam o sangue para produzir ovos. Se o mosquito da dengue estiver infectivo, ele poderá transmitir o vírus da dengue nesse processo. Geralmente, o mosquito suga uma só pessoa por vez a cada lote de ovos que produz. Mas, o pequeno inseto tem uma peculiaridade chamada “discordância gonotrófica” que significa ser capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz.

Por que só a fêmea que pica?

Elas precisam do sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substancias que tenham açúcar, como é o caso do néctar, seiva, entre outros, mas como o macho não produz ovos, ele não precisa de sangue.

Como o mosquito chego no Brasil?

As teorias apontam que o Aedes Aegypti chegou ao país vindo da África em navio negreiro. Há registros da ocorrência da doença em Curitiba (PR) no Final do Século 19 e em Niterói (RJ) no inicio do século XX.

 Zika Vírus

Depois que a pessoa a picada pelo mosquito, esse doença pode ou não se desenvolver. Os principais sintomas são: febre, manchas avermelhadas em todo o corpo, conjuntivite – o que não acontece nas outras doenças – mal estar, dores de artrite nas mãos e pés. Também podem acontecer, em alguns casos, diarreia e dor nos olhos. Esses sintomas podem acompanhar o infectado cerca de 5 a 7 dias. Para as mulheres grávidas o risco é maior. Se forem picadas, os bebês podem nascer com microcefalia.

Dengue

Ela, também transmitida pelo vírus, se manifesta com sintomas parecidos aos da Zika. No começo, o doente sente febres e dores musculares. Mas, a febre é bem mais alta e as dores nas articulações muito fortes. O infectado ainda pode sentir náuseas e dores fortes de cabeça e ainda vomitar e apresentar caroços no corpo.

 Chikungunya

 Os infectados que relatam o problema dizem que os sintomas são insuportáveis. “Era insuportável, eu sentia muitas dores na cabeça, articulações. Era horrível”, disse a empresária Joselma Alves. Ouça o relato:

Tocador de áudio

O nome “chikungunya” é de origem africana e significa “dobrar-se de dor”. Os primeiros sintomas aparecem uns três ou sete dias depois da picada. O infectado sente dores terríveis nas articulações, náuseas, febre alta, erupções cutâneas em forma de brotoejas que coçam. A diferença dela para as outras três doenças é que os gânglios linfáticos se inflamam e pode sangrar o nariz e o mal pode durar meses. Muito dos doentes relatam que ficaram com dores crônicas nas articulações. Por isso é importante o combate ao mosquito. A Prefeitura do Paudalho segue avançando em políticas públicas e campanhas que diminuam cada vez mais os números de casos no Município.

Leia mais:

Participe da Semana Nacional de Mobilização no combate ao Aedes aegypti