UPA Paudalho inova no atendimento e realiza laudos de eletrocardiogramas a distância, via teleconsulta

Amanda Myrtes

Referência em toda região da Mata Norte de Pernambuco, a Unidade de Pronto Atendimento Laura Bandeira de Melo (UPA Paudalho) segue inovando no atendimento e nos serviços. Desta vez, a Unidade uniu tecnologia e saúde, sendo a primeira cidade da Mata Norte do estado a entrar no projeto Boas Práticas, que promove laudo de eletrocardiograma a distância, em parceria com o Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, hospital referência em cardiologia na cidade paulista.

Com a parceria, a UPA Paudalho realiza o exame de eletrocardiograma e envia os dados diretamente para cardiologistas do Hcor para consulta online. Os mesmos retornam em até 10 minutos com o laudo preciso para a equipe da UPA seguir com os devidos tratamentos. Dessa forma, a Unidade otimiza a resposta a casos de infartos e arritmias; reduz o tempo para possível procedimento; e realiza um serviço mais rápido, preciso e seguro para o paciente.

“Por conta da resposta rápida do laudo, tivemos uma melhora significativa na urgência cardiovascular no município. Esperamos 10 minutos para ter um eletro laudado pelo cardiologista, onde o mesmo informa a alteração, e passamos para a central de leitos, onde será regulado para o hospital mais próximo, informando a conduta certa e necessária para o paciente. É uma melhoria visivelmente grande e de muita valia para a população paudalhense e de cidades vizinhas atendida aqui”, destacou Ava Bold, diretora da UPA Paudalho.

O Projeto Boas Práticas busca qualificar o atendimento em hospitais e nas urgências cardiovasculares no Sistema Único de Saúde (SUS) como um todo, além de implementar diretrizes de atendimento e manejo clínico seguro para pacientes com doenças cardiovasculares. Atualmente, o projeto atua em 30 hospitais e 282 UPAs em todo o Brasil, sendo a UPA Paudalho uma delas, pioneira na região da Mata Norte de Pernambuco.

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças do coração são responsáveis por aproximadamente 30% dos óbitos no Brasil, o que corresponde a 400 mil mortes por ano, sendo uma das principais causas de morte no país. Uma das principais formas de combate às doenças cardiovasculares é a detecção precoce, tornando iniciativas como o laudo de eletrocardiograma a distância essenciais para promoção de saúde cardiovascular no município e no país.