UBS Primavera 1, 3 e 4 integra o Programa Saúde na Hora e passam a atender em horário estendido em Paudalho

Amanda Myrtes

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada da população para o atendimento de saúde, é onde se inicia o cuidado com o bem-estar do povo. Porém, com a correria do dia a dia, seja pela rotina de trabalho e/ou estudo, muitas pessoas não conseguem acessar os serviços das UBSs no horário comercial. Pensando nisso, a Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria de Saúde, lança o Programa Saúde na Hora no dia 11 de novembro na UBS Primavera 1,3 e 4, que irão funcionar em horário estendido, todos os dias de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.

A sede das UBS Primavera 1 e 2, localizada na R. Fábio Gomes da Mota, no Loteamento Primavera, foram reconstruídas, além de ter sido inaugurada, no mesmo local, a UBS Primavera 4. Com a nova unidade, as UBSs juntas contam com 3 equipes completas, cada uma formada por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionista e equipe de serviços gerais, além das consultas a domicílio para os pacientes que não têm condições de se deslocar até às unidades. 

Além do horário noturno, as UBSs ganharam uma nova sala de coleta de exame preventivo para atender a comunidade. Fique por dentro dos serviços ofertados nas unidades:

  • Sala de vacina, com técnicas de enfermagem à disposição para vacinar a população todos os dias, das 7h às 20h
  • Sala de curativos e retirada de pontos pós-cirúrgicos e de procedimentos em gerais
  • Farmácia à disposição da população
  • Consultas médicas por agendamento e demanda espontânea
  • Consulta de enfermagem, ofertando serviços como planejamento sexual e reprodutivo, puericultura, pré-natal, exame preventivo, entre outros
  • Consultas a domicílio de médico, enfermeira e técnicas de enfermagem
  • Consultório odontológico todos os dias, das 7h às 17h30 
  • Sala de atividades para palestras e orientações

A UBS Primavera 1,3 e 4 é a unidade piloto do novo programa de horário estendido, o Saúde na Hora. Fernanda Vasconcelos, uma das gerentes e enfermeiras da UBS Primavera 1, ressalta os benefícios do programa.“Ter mais uma UBS é garantir ainda mais o cuidado de forma integral e contínua a nossa população. O SUS é um serviço universal e nosso principal objetivo com o Saúde na Hora será atender àquela população que não consegue ter acesso em horário comercial, por trabalhar, e ir a UBS nesse período. Nosso horário, que antes era de 7h às 17h30, com o Saúde na Hora, teve os atendimentos estendidos para toda população da Primavera até às 20h”, destaca Fernanda.