“Foi inesquecível saber que naquele momento estaríamos nos unindo para sempre!”, destacou Verônica Josefa, 38 anos, uma das noivas do Casamento Comunitário realizado pela Prefeitura de Paudalho, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas).
O “sim” dos nubentes ocorreu na manhã da última sexta-feira (1º), no salão paroquial da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, em uma estrutura com direito a decoração com flores, bolo, buffet, música e marcha nupcial ao som do saxofone ao vivo. Diante do juiz de direito, Guilherme Arzani, do Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais de Paudalho, de autoridades locais e dos convidados, os casais mudaram o status de solteiros para casados em uma cerimônia repleta de emoção.
“Nós já vivíamos juntos há sete anos e, para nós, foi uma ótima oportunidade para oficializar nossa união. Para mim, é muito importante oficializar uma união entre duas pessoas, significa uma aliança para fortalecer ainda mais o casal. O meu sentimento foi de muita felicidade, realização de um sonho”, comentou Verônica, emocionada com a união com o seu esposo, Carlos André, 42 anos.
Na edição deste ano, contamos com casais de diferentes idades realizando o sonho do casamento. O jovem casal Maria da Conceição, 25 anos, e Anderson Valdevino, 23 anos, aproveitaram a oportunidade para marcar a união matrimonial e iniciar a caminhada a dois na cerimônia. “Só sentimento de gratidão. Deus colocou esse desejo no nosso coração e agora Paudalho está dando essa chance da gente realizar esse sonho”, comentou Maria da Conceição.
Dona Leonilda Ferreira, 45 anos, e seu companheiro, Daniel Augusto, 52 anos, vivem juntos há 20 anos, porém sem o casamento oficializado. Eles souberam sobre a ação através do Cras Paudalho e não perderam tempo: foram dizer ‘sim’ no altar. “Há 20 anos estamos juntos e nesse tempo todinho nunca casamos, mas a oportunidade chegou. É gratificante tanto pra mim como para o meu esposo e toda a equipe que se empenhou para poder oficializar a união de cada um que passou por alí. Foi muito emocionante, estou sem palavras, a equipe fez tudo com muito amor, muito carinho”, pontuou Dona Leonilda.
O Casamento Comunitário é um serviço da Sedas, que busca oficializar a união conjugal sem custos cartoriais aos casais. Além de regularizar o estado civil dos casais que já vivem maritalmente, a ação oferta proteção familiar e ampliação das garantias de direitos patrimoniais e sucessórios.
Confira alguns registros do Casamento Comunitário 2023: