Setembro Amarelo: Prefeitura realiza trabalho com grupos de Convivência de Valorização da Vida

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, quase 800 mil adolescentes, jovens e adultos em todo o mundo cometem suicídio, que é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos.

No Setembro Amarelo, mês dedicado ao combate do suicídio, a Prefeitura do Paudalho informa que por meio da Secretaria de Saúde realiza grupos de Convivência de Valorização da Vida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Guadalajara I e II, Primavera I e III, Santa Tereza e Alto do Cruzeiro. O objetivo é ofertar um espaço de acolhimento para as pessoas que estão precisando ouvir e serem ouvidas.

Vale ressaltar que o Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade que ajuda pessoas que estão passando por problemas que podem levar ao suicídio, atende pelo telefone 188. O Centro realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV, Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Com informações do Portal Setembro Amarelo