O acesso à educação gratuita e de qualidade é um direito social garantido pela Constituição Federal a todos os cidadãos brasileiros. Para que esse direito seja cumprido, entre outras responsabilidades, os Estados e os Municípios devem assegurar a prestação adequada do serviço de transporte escolar para os estudantes.
Com o objetivo de oferecer um transporte eficiente e seguro para os alunos matriculados nas escolas públicas existentes no município, na tarde desta terça-feira (6), a Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou a I Reunião de Condutores do Transporte Escolar do Paudalho.
O evento teve início às 14h e ocorreu no prédio anexo da SEDUC, localizado em frente a Praça Pedro Coutinho, no Centro. Durante a ocasião, foram compartilhadas orientações quanto ao retorno das aulas presenciais para os estudantes dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino, planejado para o dia 19 de julho. Com a pandemia da Covid-19, a Secretaria adotou um protocolo de volta às aulas composto por uma série de cuidados sanitários que deverão ser seguidos à risca.
A reunião contou com a presença da secretária de Educação, Paula Frassinette, do gerente do transporte escolar, Iury Everton, da gerente de convênios, Ana Carmelle, e de um grupo formado por motoristas tanto do transporte escolar como do transporte universitário.
Na ocasião, Paula Frassinette reforçou a importância do alinhamento da SEDUC com a equipe. “O grande foco da Educação é o aluno, então, ele tem que se sentir bem desde a saída de casa, no transporte, na escola, tudo é uma extensão. Para que tudo dê certo, esse acolhimento do estudante tem que ser realizado mesmo antes dele entrar na sala de aula. No caso, com o motorista, pois é a primeira pessoa que o aluno vai ter contato.”
Em um segundo momento da reunião, foi apresentada ao público presente a cartilha “Boas Práticas na Condução do Transporte Escolar”, documento onde constam orientações para um trajeto seguro e com qualidade. Na cartilha, estão informações sobre legislação e também regras que devem ser seguidas nas viagens, tais como a proibição de caronas, a necessidade de utilização do fardamento, o uso de máscara de proteção e de álcool, entre várias outras recomendações.