Secretaria de Educação realiza etapa municipal do concurso “Ler Bem”

Thales Kirion

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. (Paulo Freire – Educador, pedagogo e filósofo)

Ensinar através da educação vai além de transferir conhecimento. É um processo que dá oportunidade ao indivíduo de sonhar e tornar realidade os maiores objetivos dos seres humanos. Pensando nisso, na última terça-feira (5), a Secretaria de Educação do Paudalho realizou a final da etapa municipal da 8º edição do concurso “Ler Bem”, no auditório da sede da pasta, que fica na Praça Pedro Coutinho, Centro da cidade.

A Secretaria através da sua equipe pedagógica elaborou atividades de leitura onde os oito Finalistas da Rede Municipal foram avaliados por uma banca de jurados , sob os seguintes critérios: espontaneidade; entonação da voz; aplicação dos diferentes tipos de pausa impostas pelos sinais de pontuação; capacidade de ler com clareza, respeitando a grafia correta das palavras, termos ou expressões presentes no texto e, ainda, a capacidade de estabelecer a comunicabilidade e de prender a atenção dos ouvintes.

Paudalho disputa vaga regional

No momento, a aluna Alessandra Gabrielle Bandeira da Silva, do Colégio Municipal de Guadalajara, foi classificada para a etapa regional do concurso e levou para casa um tablet como premiação. Todos os candidatos foram premiados com brindes.

Dados

De acordo com relatório do Banco Mundial, estima-se que o Brasil vá demorar cerca de 260 anos para atingir o nível educacional de países desenvolvidos em leitura. O cálculo foi realizado com base no desempenho dos estudantes brasileiros em todas as edições do Pisa, a avaliação internacional aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).  A Prefeitura do Paudalho segue no comprometimento de promover ações e apoiar programações que incentive os estudantes a praticar a leitura.