Secretaria de Educação realiza 1º encontro formativo com membros do novo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Paudalho

Maria Clara Carneiro

Na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura do Paudalho, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou um encontro formativo com os membros do novo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município. Essa é a primeira de uma série de reuniões que tem como finalidade oferecer formação continuada para os participantes do CAE e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-FUNDEB).

O evento teve início às 9h30 e ocorreu no prédio anexo da SEDUC, localizado próximo a Praça Pedro Coutinho, no Centro. De acordo com o Ministério da Educação, o CAE é um órgão que têm como sua principal função zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Registro do primeiro encontro formativo da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) com representantes do novo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do Paudalho. Foto: Maria Clara Carneiro/PMP.

A reunião de hoje foi o pontapé inicial em um plano de ação da SEDUC que tem como finalidade o fortalecimento dos conselhos e a garantia da efetividade das políticas públicas referentes à Educação em Paudalho. Dessa forma, o município inova ao oferecer auxílio aos conselheiros por meio de formações continuadas que visam destacar e reforçar a função social exercida por esses representantes.

O assessor da Secretaria Municipal de Educação, Gustavo Amaral, explica como esse trabalho conjunto pode trazer benefícios para a população: “Quando nós temos um conselho fortalecido, a gente tem aliados na gestão para trazer excelência e responsabilidade na utilização de recursos e na aplicação desses recursos para o bem comum de todos que deles fazem uso na Educação, tanto estudantes quanto professores.” A iniciativa terá prosseguimento na próxima segunda-feira (2) em um encontro formativo com os conselheiros do CACS-FUNDEB.