A Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria de Educação e das coordenações de Gestão Escolar e Gerência de Desenvolvimento Escolar, vai produzir um documentário sobre a educação no trânsito. O filme faz parte do projeto “Professor Amigo no Trânsito” e tem o objetivo de instruir crianças, jovens e adultos do município.
A coordenadora de Gestão Escolar, Lúcia Cleide, comentou que a ação visa promover a informação e as possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida no trânsito da cidade, além de instruir os alunos através do documentário. “A gente vai pegar esses alunos multiplicadores, eles vão para as comunidades, fazem entrevistas com cadeirantes e a população. A visão é essa: trazer esses alunos e eles serem multiplicadores”, comentou.
No elenco da produção, já foram selecionados professores e estudantes que vão atuar entrevistando personagens e dando apoio à produção. O coordenador da Gerência e Desenvolvimento Escolar, Ednaldo Emanuel, esclareceu que o projeto já está acontecendo: “acredito que na segunda semana de setembro já estamos com a equipe pronta para poder gravar…a gente está pensando em fazer um cronograma que vai ser incluso nas atividades das escolas e vai ter um dia que a gente vai expor esse documentário”, explicou. A gestão do município se preocupa com a instrução da população em relação ao trânsito e o bem-estar do coletivo.
Nesta segunda-feira (29), o projeto “Professor Amigo no Transito” realizou uma ação juntamente com a Turma do Fom Fom, grupo do Detran-PE, que reuniu alunos da Rede Municipal de Ensino para, de uma forma didática e descontraída, educar sobre o a circulação dos carros na cidade. De acordo com Lúcia Cleide, o projeto tem a preocupação de conscientizar: “A gente criou uma rede multiplicadora, onde nós selecionamos seis professores do sexto ao nono ano e 12 alunos que serão multiplicadores para atuar nas escolas e na comunidade”, detalhou.
A participação da Turma do Fom Fom trouxe alegria, diversão e, claro, muito conhecimento. Os estudantes não tiravam os olhos dos palhaços que, de forma criativa e descontraída, mostravam as regras e as informações sobre o trânsito. Um dos atores, o arte-educador Will Menezes, comentou que a ação no município foi um sucesso: “A gente usa sempre uma didática do espetáculo infantil e devemos retornar com a ação novamente pelo sucesso que teve agora”, finalizou.
Capacitação do Detran-PE
No próximo dia 12 de setembro, alunos multiplicadores, professores e coordenadores do ensino primário vão receber formação do Detran-PE na Secretaria de Educação para atuar na cidade.