A Prefeitura do Paudalho, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, torna público nesta quinta-feira (18) a abertura de três concursos destinados à premiação de produtores culturais paudalhenses de diversas linguagens artísticas. O período de inscrição nos certames teve início hoje (18) e prosseguirá até o dia 25 de novembro.
Os editais do Paudalho Criativo estão em conformidade com a Lei Nº 14.150, de 12 de maio de 2021, que altera a Lei 14.017, de 29 de junho de 2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. Essa lei estende a prorrogação do auxílio emergencial a trabalhadores e trabalhadoras da cultura que tiveram sua renda e ofício afetados durante a pandemia da covid-19.
No Edital Paudalho Criativo – Geral (Nº 01/2021) serão premiadas ações artísticas nos segmentos/linguagens de Artes Cênicas (Dança e Teatro), Audiovisual e Cultura Popular e Tradicional (Brinquedos e danças populares, Capoeira, Comunidades de Matrizes Africanas e congêneres). O valor destinado para esse edital é de R$ 142.503,41, que será distribuído em quantias variadas conforme a linha de ação de cada artista ou grupo contemplado.
O Edital Paudalho Criativo – Artesanato (Nº 02/2021) é destinado à premiação das trajetórias do universo do Artesanato, pelo reconhecimento de suas práticas artísticas de criações e fruição, assim como pela transmissão de saberes, fazeres e conhecimentos técnicos, artísticos e culturais. Ao todo, serão 90 prêmios no valor de R$ 650,00, totalizando a quantia de R$ 58.500,00.
O terceiro é o Edital Paudalho Criativo – Música (Nº 03/2021) que inclui artistas no segmento/linguagem da Música. Os mesmos podem concorrer de forma individual (com prêmio de R$ 1,500), junto a dois ou mais participantes (com prêmio de R$ 2,500) ou ainda em grupos a partir de quatro integrantes (com prêmio de R$3,500). O recurso total disponibilizado para esse edital é de R$ 92 mil.
Foto: Josué Júnior/PMP.
Inscrições
Para se inscrever é necessário que o produtor cultural apresente alguns documentos. Entre eles estão a Carteira de Identidade, o CPF, um comprovante de residência, um comprovante bancário, o termo de compromisso e, caso se aplique, uma carta de anuência do grupo. Além dessa documentação, também será preciso levar a ficha de inscrição, o currículo dos proponentes e dos integrantes da equipe técnica.
Todas as propostas de atividades artísticas e culturais inscritas deverão ser transmitidas pela internet, disponibilizadas por meio de redes sociais ou demais plataformas digitais, tais como: Youtube, Vimeo, Instagram, entre outros.
A inscrição deve ser realizada de forma presencial na sede da Secretaria, localizada na Avenida Raul Bandeira, nº 21, no Centro. O atendimento no local funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Em caso de dúvidas, a pasta também disponibiliza o telefone (81) 3636-1156 para contato. Para poder participar o artista deve ser cadastrado no Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC) do município.