Saiba quais atividades e serviços estão autorizados a funcionar segundo o novo Plano de Convivência com a Covid-19 do Estado de Pernambuco

Maria Clara Carneiro

O Governo do Estado de Pernambuco divulgou na última segunda-feira, dia 24 de maio, um novo Plano de Convivência com a Covid-19 com medidas mais restritivas em relação a atividades sociais e econômicas para as diferentes regiões do Estado. Essa ação foi tomada devido ao aumento alarmante nos números da doença no Estado. O Plano foi instituído por meio do Decreto Nº 50.752 e passa a valer a partir desta quarta-feira, dia 26 de maio, com continuidade até o dia 06 de junho. Durante esse período, atividades e serviços terão horário de funcionamento reduzido a depender do setor ao qual fazem parte. 

A mudança no Plano de Convivência com a Covid-19 divide o Estado em três grandes áreas para definir as restrições aplicadas. De acordo com o documento, em Paudalho, assim como na Região Metropolitana do Recife e nas demais cidades da Mata Norte e Mata Sul, as atividades econômicas e sociais poderão funcionar de segunda a sexta até às 20h, com limitações nos fins de semana. O Plano também especifica quais são os serviços essenciais que continuarão com funcionamento presencial, entre eles estão: farmácias, clínicas, hospitais, postos de gasolina, óticas, transporte coletivo de passageiros, serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade, entre outros.

Ainda segundo o Plano, estão vetadas competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer, eventos corporativos, sociais e culturais, parques de diversão, polos de confecções; museus e demais equipamentos culturais. Vale frisar que toda a população deve continuar mantendo as medidas de prevenção do contágio do coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel, a frequente higienização das mãos com água e sabão e o respeito ao distanciamento social.