A Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e a Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), realizou na última quinta-feira (30), a 1ª Amostra de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Paudalho.
O evento foi realizado das 8h às 12h, no Pátio da Feira Prefeito Ulisses Roque, no Centro. O encontro fez referência ao Dia Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, marco celebrado anualmente no mês de setembro. Durante a ocasião, foram debatidas pautas relacionadas ao fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na cidade.
A amostra foi aberta ao público e os visitantes puderam degustar várias opções de alimentos. Alguns dos aperitivos foram preparados pelos estudantes inscritos no curso “Reaproveitamento de Alimentos com Casca de Frutas, Verduras, Legumes e Talos” da Casa das Juventudes Maílson Francisco da Silva. No momento também foram disponibilizados atendimentos de saúde, como avaliação nutricional e teste rápido de antígeno para a covid-19.
A culinária regional também foi destaque, os participantes puderam experimentar comidas feitas com a chamada “carne de jaca”. O alimento é preparado com a parte da fruta que geralmente sobra depois da retirada das sementes e bagos, onde essa sobra é separada para fazer uma versão de carne desfiada, mas sem a adição de produtos de origem animal.
Autoridades de órgãos externos, como o prefeito de São Bento do Una, Alexandre Medeiros, representantes do município de Lagoa do Carro, de Jaboatão dos Guararapes, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e demais membros da sociedade civil marcaram presença no encontro.
O professor da UFRPE e articulador do Projeto SISAN Universidades, Reginaldo Xavier, parabenizou a iniciativa. “Vocês em Paudalho estão saindo à frente. No mês em que temos o Dia Mundial da Luta Contra a Fome, no dia 16 de outubro, o município está abrindo essa programação. A cidade merece uma salva de palmas pelo comprometimento.”
A amostra contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Pecuária e Pesca, da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ), da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer, Esporte e Juventude e da Secretaria de Saúde.
A presidente do COMSEA Paudalho, Joseane Costa, destacou a importância desse trabalho integrado as demais secretarias. “Paudalho só tem a ganhar, porque tem visto as conquistas que estamos somando a partir da implantação do conceito de segurança alimentar do município. A gente tem avançado muito nesse âmbito”, comentou.
Confira mais registros da 1ª Amostra de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Paudalho abaixo:
Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. O artista Zominho Soares animou a manhã com uma apresentação musical. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP. Foto: Josué Júnior/PMP.
Foto: Josué Júnior/PMP.