Programa Ruas do Povo em Paudalho avança e alcança a marca de 250 ruas pavimentadas

Amanda Myrtes

Nos últimos 5 anos, a Prefeitura de Paudalho, através do Programa Ruas do Povo, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, alcançou a marca de 250 ruas calçadas e/ou asfaltadas. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, já foram investidos cerca de R$ 26 milhões em obras de calçamento e pavimentação asfáltica no Programa, com o objetivo de trazer dignidade à população, mais acessibilidade, segurança e comodidade.

Entre as 21 comunidades que já receberam o Programa, tivemos a transformação da Rua do Iraque, na comunidade de Asa Branca, onde mora Patrícia Souza, dona de casa, que viu não só o local onde mora ser transformado, mas também a qualidade de vida dos moradores da sua rua. “Antes era muito buraco e muito barro mesmo. Quando chovia, então?! Nem se fala! Ficava praticamente impossível de andar. E agora está ficando uma maravilha, principalmente para o transporte que leva crianças para o colégio, para usar o postinho lá de cima. Agora está ficando 100%, muito melhor”, comentou Patrícia.

Trazendo mais dignidade ao povo paudalhense, o Programa realiza o calçamento e também a pavimentação com asfalto, promovendo mais acessibilidade e segurança para o povo. Dona Maria Elizabete, aposentada, moradora da tradicional Rua do Tiradentes, no Centro do município, sentiu a diferença da sua rua com a pavimentação asfáltica. “Ela era calçada há muito tempo, mas o piso era bastante irregular, com altos e baixos, e prejudicava todo mundo que passava, principalmente os cadeirantes e as pessoas mais idosas, que não têm um certo equilíbrio. E agora é outra situação, hoje você pode correr de dia e de noite, andar sem medo de cair e se machucar”, celebrou Dona Maria Elizabete.

O Programa Ruas do Povo iniciou no ano de 2018 e, inicialmente, visava atingir 16 comunidades do município. Atualmente, o Programa superou as expectativas, alcançando mais de 20 comunidades, e conta com projetos já fechados para o ano de 2024. As obras continuam nas comunidades de Primavera, Guadalajara e Asa Branca.