Prefeitura do Paudalho renovará iluminação pública de 15 bairros

Maria Clara Carneiro

A cidade do Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco, passará por um processo de modernização em sua iluminação pública. Com o intuito de garantir mais qualidade de vida para os cidadãos, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Gerência de Iluminação Pública, implementará 1.500 luminárias com tecnologia de LED (Light Emittng Diode) no município. De acordo com a pasta, a expectativa é que as obras tenham início no dia 26 de julho.

As luzes serão instaladas em quinze bairros da cidade, são eles: Alto Dois Irmãos, Asa Branca, Belém, Bobocão, Chã de Cruz, Chã do Conselho, Chã do Pinheiro, Desterro, Guadalajara, Primavera, Rosarinho, Vila Santa Mônica, Santa Teresa, Vila Esperança e Vila São Sebastião.

Para que a implantação das luminárias de LED seja realizada com sucesso, outros componentes também serão substituídos, como: braço metálico, fios elétricos, relé fotoelétrico conectores, entre outros. Foto: Arquivo/PMP

Além de garantir uma maior iluminação em comparação com as lâmpadas convencionais, feitas de vapor de sódio e vapor metálico/mercúrio, as luminárias de LED também proporcionam uma maior economia de energia elétrica. Os benefícios não acabam por aí, as novas lâmpadas possuem vida útil longa, o que reduz gastos com manutenção, e produzem menos materiais danosos ao meio ambiente. Outro aspecto positivo é que ruas mais iluminadas viabilizam a população uma maior segurança e conforto.

O engenheiro Juliano Fernandes, da Secretaria de Obras, enfatiza a importância dessa renovação na cidade. “Atualmente, o município do Paudalho está vivenciando uma fase de estruturação, tendo em vista o desenvolvimento urbano que a cidade vem apresentando (…) portanto, a implantação de um novo modelo de gestão da infraestrutura da Rede de Iluminação Pública, incluindo sua modernização, expansão, manutenção e atendimento ao cidadão, mostra-se como a meta mais importante a ser atingida.”, afirma.