Prefeitura do Paudalho realizará Dia do Descarte Consciente na comunidade de Guadalajara

Maria Clara Carneiro

No próximo sábado (19), a Prefeitura do Paudalho, em parceria com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ), realizará a iniciativa Dia do Descarte Consciente na comunidade de Guadalajara. Essa nova data foi estabelecida com o objetivo de levar a ação que visa incentivar o descarte de resíduos sólidos de forma ambientalmente correta para bairros mais distantes do centro do município.

Com início às 8h e término às 14h, o evento ocorrerá em dois pontos da comunidade, o Colégio Municipal de Guadalajara (CMG) e a Escola Municipal Gilda Barbosa. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e com o apoio da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paudalho (COOPCAPA).

Como participar

Para colaborar com a iniciativa, o munícipe deve se dirigir até um dos pontos de coleta citados. No local, o cidadão poderá entregar materiais como plástico, papel, papelão, metais, alumínio, ferro, eletroeletrônicos quebrados, móveis danificados, óleo de cozinha, pilhas e baterias. A Prefeitura do Paudalho ressalta que durante a ocasião todos os protocolos de prevenção e segurança contra a Covid-19 serão seguidos, como o distanciamento social, o uso de máscara e álcool em gel.

Iniciativa inédita em Paudalho

No primeiro sábado de junho, dia 5, a Prefeitura realizou a etapa inicial da ação Dia do Descarte Consciente com um ponto de coleta montado no Pátio de Eventos Beira Rio, no Centro. A atividade fez parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente e ocorreu na mesma data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Iniciativa inédita no município de Paudalho, o evento mobilizou a população em prol da coleta seletiva e da preservação dos recursos naturais. Durante a ocasião, foram coletados 2 mil quilos de materiais recicláveis e 1.532 unidades de pilhas e baterias. Além de corretamente descartados, esses resíduos serviram como fonte de renda para os participantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paudalho (COOPCAPA).