A Prefeitura do Paudalho, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira (08) o cadastramento online de munícipes portadores de fibromialgia. O cadastro será utilizado para a entrega de um cartão de identificação para as pessoas acometidas pela doença, por meio de comprovação médica, para o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados.
O cadastramento atende a Lei nº 990, de 27 de agosto de 2021, que, além da prioridade nos serviços, também institui o Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. O marco passou a integrar o calendário de eventos oficiais do município e será comemorado a cada dia 12 de maio. Nesse período serão realizadas campanhas educativas e de esclarecimento à população e aos profissionais de saúde sobre a doença, seus sinais, sintomas e formas de melhorar a qualidade de vida dos doentes.
A secretária municipal de Saúde, Lúcia Matias, ressalta a finalidade da implantação de mudanças como essas na cidade. “A garantia desse cartão é de suma importância porque dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia, constituindo esse atendimento em Paudalho como uma prioridade, possibilitando inclusive que a população conheça sobre a doença.”
A fibromialgia é uma síndrome desconhecida para muitos, mas que afeta diretamente no cotidiano na vida de quem a possui. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a enfermidade é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação local nem causa definida.
A secretária também destacou a importância de falar sobre o tema para que a síndrome fique mais conhecida. “Pouca gente conhece, muitas vezes apenas quando tem algum parente próximo é que começa a entender essa doença.” Segundo uma pesquisa realizada pela SBR, 3% dos brasileiros sofrem com a doença, em sua maioria, mulheres entre 30 e 55 anos. Entretanto, a fibromialgia pode afetar todos os gêneros e idades.
Cadastro online
O cadastro de pessoas com fibromialgia deverá ser realizado de forma online através do formulário disponibilizado pela Prefeitura do Paudalho. Será necessário que o os pacientes forneçam algumas informações pessoais como o nome completo, o CPF, o RG, o número do cartão do SUS, o endereço, e uma foto 3×4. Também será preciso anexar documentos comprobatórios como o laudo médico e um comprovante de residência.
CLIQUE AQUI E ACESSE O FORMULÁRIO
Confira abaixo a Lei nº 990, de 27 de agosto de 2021, na íntegra: