Durante os dias 21 e 28 de novembro, milhares de estudantes em todo o Brasil irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o objetivo de prestar apoio aos jovens paudalhenses que vão se submeter a prova, a Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou no último final de semana, durante os dias 13 e 14, o 1º Aulão Lá Vem o ENEM.
O evento ocorreu na quadra da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Confederação do Equador, localizada na comunidade Alto Dois Irmãos. As aulas tiveram início às 8h20 e contaram com a presença de 65 jovens. No sábado (13), os alunos revisaram as matérias das áreas de Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Já no domingo, foi a vez de reforçar as matérias de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. Os participantes contaram com a ajuda de 12 professores.
Maria Eduarda é uma das estudantes que participaram do aulão. Ela estuda na EREM Confederação do Equador e tem o sonho de ser aprovada para o curso de Direito. Quando foi questionada sobre a sua expectativa para o evento, ela foi positiva e elogiou a lista de professores. “A minha expectativa para esse aulão é que ele seja incrível, porque eu vi pela lista que tem professores maravilhosos.”, afirmou.
A secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Carolina Gouveia, declarou que o evento foi realizado com o propósito de dar oportunidades para os jovens paudalhenses se prepararem para o ENEM durante essa reta final. “A gente entende a importância que esse momento tem para a juventude. Estamos aqui proporcionando esse espaço para que os jovens possam ainda tirar suas dúvidas para o ENEM, responder questionários, ter o contato com os professores e se sentirem acolhidos e preparados para uma boa prova.”
A primeira edição do encontro contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e da Faculdade Novo Horizonte. “Para nós é uma satisfação enorme estar aqui em Paudalho em mais uma parceria com a Prefeitura Municipal, agora na realização desse evento do ENEM”, comentou o gestor institucional da Faculdade, Arthur de Andrade.
Além das aulas, os professores também prepararam atividades diferentes com o intuito de motivar os jovens, como experiências científicas e dinâmicas. “O motivo de estarmos aqui hoje é transformar o mundo e fazer com que os nossos jovens sejam agentes também da Educação.”, declarou a professora, mestre em História e colaboradora da Faculdade Novo Horizonte Bianca Cruz.
A secretária municipal de Educação e Esportes, Paula Frassinette, destacou que ações como essa são essenciais para estimular o ingresso dos jovens na universidade. “A gente vem preparando esses alunos desde os Anos Iniciais para esse momento [vestibular]. Nós também realizamos aulões para que os alunos tenham esse hábito, para que eles tenham esse despertar e essa motivação em prosseguir nos estudos.“
Durante o evento também houve distribuição de lanches e um sorteio de dois smartphones para os participantes. Os contemplados foram os estudantes Raquel Maria, estudante do 2º ano do Ensino Médio, e Pedro Souza, aluno do 3º ano, ambos da EREM Confederação do Equador.
Confira mais registro do evento 1º Aulão Lá Vem o ENEM na galeria abaixo:
Foto: Guilherme Ricardo/PMP. Foto: Guilherme Ricardo/PMP. Foto: Guilherme Ricardo/PMP. Foto: Guilherme Ricardo/PMP. Foto: Guilherme Ricardo/PMP. Foto: Guilherme Ricardo/PMP. Foto: Guilherme Ricardo/PMP. Foto: Guilherme Ricardo/PMP. Foto: Guilherme Ricardo/PMP. Foto: Guilherme Ricardo/PMP. Foto: William Felix/PMP. Foto: William Felix/PMP. Foto: William Felix/PMP. Foto: William Felix/PMP.