Na data 25 de novembro o Brasil celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue. O marco tem a finalidade de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da doação e assim aumentar o número de pessoas que contribuem. Como forma de apoiar essa causa, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima terça-feira (30) uma Campanha de Doação de Sangue.
A iniciativa conta com a parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco – HEMOPE. O evento será realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila São Sebastião, localizada próximo a comunidade Chã de Pinheiro, com atendimento disponível das 8h às 16h. No dia da ação, os doadores deverão portar documento oficial de identificação com foto (RG, CPTS ou carteira de motorista).
A secretária municipal de Saúde, Lúcia Matias, fez um convite aos paudalhenses para que ajudem por meio deste nobre ato de solidariedade. “É muito importante que a população que já tem o hábito de doar procure estar presente no dia e também que outros que tenham interesse participem, porque doando a gente salva vidas.”
Critérios para doação
Para que a doação de sangue seja realizada de forma segura é indispensável seguir alguns critérios. Poderão contribuir com a ação homens e mulheres saudáveis, com idade entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 kg. Para os jovens menores de 18 anos será necessário que um responsável legal apresente consentimento formal e esteja presente.
Também é preciso que o cidadão não tenha enfermidades infecciosas, como Hepatite, Malária ou Doença de Chagas, e não apresente risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis e Aids. Mulheres grávidas ou que estão amamentando não podem ser doadoras, assim também como pessoas que estejam fazendo uso de medicação controlada ou em tratamento médico.
Outras recomendações é não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes, estar alimentado e evitar comidas gordurosas. Também é preciso obedecer o intervalo de tempo para doação, sendo de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.