Na manhã de segunda-feira (5), a Prefeitura do Paudalho iniciou o plantio de 1.500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no município. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica (PMCRMA) e tem por finalidade revitalizar e preservar o bioma predominante na cidade. O evento teve início às 9h e ocorreu no loteamento Nova Paudalho, localizado na comunidade Vila Santa Mônica.
No primeiro dia da ação, foram plantadas 300 mudas de espécies como Ipê Rosa, Ipê Roxo Azeitona, Visgueiro, Saboeiro, Craibeira, entre outras. De acordo com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ), ao longo desta semana, outras 1.200 plantas serão cultivadas no local. Para garantir que as mudas se desenvolvam, uma equipe técnica da SEDEMAQ fará semanalmente o monitoramento da área.
O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Marcelo Gouveia, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional, Josimário Marques, do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, assim também como da gestora da Unidade Integrada de Gestão Ambiental (Uiga) Carpina, Aurenita Vasconcelos, e da diretora de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), Camilla Godoy.
“Hoje a gente está dando mais um passo importante para dar continuidade a esse trabalho de recuperação, para que possamos ter esse clima favorável que nós temos em Paudalho, essa abundância de chuvas e de verde. Isso é responsabilidade de todos nós, precisamos ter consciência ambiental, precisamos ter uma disciplina consciente de fazer o que é certo para a nossa natureza.” declarou Marcelo Gouveia durante a solenidade.
A ação também teve caráter educativo e contou com a participação de um grupo formado por estudantes da Escola Municipal Manoel da Rosa e de membros da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), como a secretária Paula Frassinette. Os alunos puderam aprender sobre proteção e cuidado com a natureza. A professora de matemática Miralva Cristina falou sobre a importância de integrá-los na ação: “Uma atividade dessa facilita o aprendizado porque o aluno precisa da prática e trazendo para aqui a gente está mostrando aos estudantes como realizar o reflorestamento.”
Em sua declaração, o secretário José Bertotti destacou a relevância do trabalho de preservação realizado na cidade e reforçou o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS). “Em que pese, Paudalho é uma das principais cidades do ponto de vista proporcional do cuidado com a nossa Mata Atlântica (…) para a gente é muito importante estar aqui e dizer que Pernambuco quer avançar nesse projeto de desenvolvimento.” O gestor também aproveitou a ocasião para parabenizar a iniciativa de coleta seletiva desenvolvida na cidade por meio da Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados de Paudalho (COOPCAPA).