Prefeitura do Paudalho disponibiliza a carteira do autista que permite acesso prioritário em atendimentos do setor público e privado

Giovanna Lira

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado uma deficiência invisível, o que significa que não tem um fenótipo específico como outras. Sabendo da dificuldade de pessoas no espectro em ter acesso aos serviços básicos, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, disponibiliza a carteira do autismo, uma ferramenta para possibilitar a identificação dessas pessoas, colocando-as como prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, como áreas de saúde, educação e assistência social.

A carteira pode ser solicitada de segunda-feira a quarta-feira, das 8h às 16h, e às quintas-feiras, das 8h às 14h, na sede da Casa dos Conselhos, localizada na Praça Sta. Tereza, no Centro de Paudalho. Para realizar o cadastramento, é necessário apresentar comprovante de residência, CPF e RG, laudo médico com o Cid e o tipo sanguíneo. Se a pessoa for de menor de idade, ou seja de maior e incapaz, é necessário apresentar o RG do responsável.