Prefeitura do Paudalho anuncia aplicativo de novo programa de coleta de lixo em parceria com a UFPE

Giovanna Lira

A Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ) anunciou o lançamento do aplicativo do Programa Lixo Na Hora Certa, que irá atender todas as ruas com coleta de resíduos porta a porta. Com início para o mês de agosto deste ano, a previsão é que até dezembro o sistema já esteja instalado em toda a área urbana.

Atualmente a coleta de resíduos em Paudalho se baseia no recolhimento do lixo em pontos destinados pela nas comunidades. Para melhorar ainda mais o serviço, o Lixo Na Hora Certa irá realizar o recolhimento diretamente nas residências, propondo quatro tipos de coleta em um período alternado de dias: coleta domiciliar, coleta seletiva, coleta de poda e coleta de metralhas (resíduo da construção civil domiciliar).

O Aplicativo

Em parceria com a UFPE, a população também terá acesso ao aplicativo que se insere no programa como um instrumento de comunicação com os moradores, para que, através dele possam ter informações da rota dos caminhões de coleta e do horário que ele passará na residência. Outra funcionalidade será a realização do cadastro na coleta seletiva, e a possibilidade de informar sobre a necessidade de ser coletado podas, metralhas e resíduos volumosos (colchão, fogão, geladeira, sofá, etc), recebendo uma previsão de coleta desses materiais.

Paudalho sustentável

A luta pela preservação do meio ambiente é uma prioridade do município, que atingiu 1.200 toneladas de resíduos sólidos reciclados através do Programa Municipal de Coleta Seletiva. Todos os resíduos coletados em Paudalho são destinados à Central de Triagem e Tratamento de Resíduos (CTTR), onde tem a sua destinação ambientalmente correta.

No local os resíduos da coleta seletiva são triados e enviados para empresas de reciclagens; as podas serão destinadas a compostagem; as metralhas serão trituradas e destinadas às estradas vicinais e aterros de casas; o óleo de cozinha será utilizado para a produção de sabão ecológico; os resíduos eletrônicos e a linha branca (fogão, geladeira, etc), enviados a logística reversa; volumoso (cama, sofá, etc) será reformado e destinado a população. Já os rejeitos são destinados ao aterro sanitário de Igarassu, Região Metropolitana do Recife.