Prefeitura convoca pecuaristas para a realização da 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa em seus rebanhos

Maria Clara Carneiro

A Prefeitura do Paudalho, através de sua Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Pecuária e Pesca, iniciou no dia 1º de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no município. A campanha é uma iniciativa nacional efetuada localmente pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).

Um dos principais objetivos da ação é incentivar a imunização de bovinos e bubalinos na faixa etária dos 0 aos 24 meses em todo território estadual. A vacinação é obrigatória e os pecuaristas têm até o dia 30 de novembro para proteger seus rebanhos contra a doença.

Para realizar a aplicação da vacina, a Secretaria entrará em contato com os criadores dos animais, previamente registrados, para agendar a data do atendimento. Além da imunização, também será necessário realizar a declaração de todos os bovinos e bubalinos, inclusive, os que têm mais de 24 meses, os que nasceram ou que já morreram.

A declaração deve ser efetuada até o dia 15 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet, através do site www.adagro.pe.gov.br. Caso a imunização ou a declaração não sejam realizadas, o proprietário dos animais estará sujeito a sanções, como o pagamento de multa, além de ficar proibido de transitar com seu rebanho dentro e fora do Estado.

Em caso de dúvidas, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Pecuária e Pesca, disponibiliza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A sede do órgão fica situada no Pátio da Feira Prefeito Ulisses Roque, popularmente conhecido como Pátio da Feira Livre, no centro da cidade.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa transmitida pelo contato com animais doentes ou por meio de secreções e utensílios usados no manejo desses animais. Outras formas de contaminação podem ser pelas fezes, saliva ou leite. A doença prejudica a renda dos criadores de animais e pode ser fatal para o rebanho.