Prefeitura assina contrato com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclados de Paudalho

Maria Clara Carneiro

Na manhã desta terça-feira (27), a Prefeitura do Paudalho realizou a assinatura do contrato de prestação de serviços com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclados de Paudalho (COOPCAPA). A iniciativa tem como um dos principais objetivos a implantação da coleta seletiva na cidade. Com início às 10h, o encontro ocorreu no edifício Paço Municipal, localizado na Avenida Raul Bandeira, no Centro.

Com a assinatura do contrato, a Prefeitura repassará à COOPCAPA a quantia de 10 mil reais mensais durante um período de dois anos. O Governo Municipal também disponibilizará aos catadores cooperados equipamentos de proteção individual (EPIs), fardamento e um galpão para a implantação da Central de Transbordo e Triagem de Material Recicláveis.

Em contrapartida, a cooperativa ficará responsável pela coleta dos materiais recicláveis em todo o município. Em média, serão recolhidas por mês 40 toneladas de resíduos sólidos e dois mil litros de óleo de cozinha usado. Além dessa atividade, os profissionais catadores visitarão mensalmente 400 residências com o intuito de difundir a educação ambiental para os paudalhenses.

De acordo com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional, a partir desta sexta-feira (30), os resíduos descartados pelos munícipes passarão a ser enviados para o Centro de Tratamento de Resíduos Pernambuco (CTR-PE), em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A medida está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que tem como objetivo extinguir os lixões do Brasil.

Cronograma Inicial

A implantação da coleta seletiva pela COOPCAPA será iniciada no dia 10 de maio e ocorrerá, primeiramente, nos 20 condomínios do município. Em seguida, a implantação seguirá na comunidade Vila Santa Mônica e no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida, no bairro de Guadalajara.

Sobre a COOPCAPA

A Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclados de Paudalho (COOPCAPA) foi fundada em 2019 através de um trabalho realizado pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional. O grupo conta com 40 cooperados, desse total, 28 são catadores do lixão e 12 catadores de rua. Todo o projeto visa formalizar e dotar os cooperados, os quais foram diretamente afetados com o encerramento do lixão, de alternativas de ofício, renda e condições de trabalho.