“Paudalho tem saúde”, diz moradora satisfeita com serviços ofertados no Município

Thales Kirion

Eraldo Aguiar de 40 anos, é morador do bairro da Asa Branca e frequenta a Unidade Básica de Saúde (UBS) do local. Com sorriso no rosto, o munícipe não esconde a alegria de um atendimento de qualidade. “Somos muito bem atendidos na comunidade, tanto pelos médicos quanto pelo dentista. Um trabalho muito bem feito. Paudalho tem saúde”, comentou ele.

Quem é responsável por manter o sorrido de Eraldo é o dentista Diego Viana. O profissional faz parte de uma das 16 equipes de saúde bucal que a cidade possui. Compromissado, Diego ressalta a importância do funcionamento do Sistema Única de Saúde (SUS). “Olha eu me sinto muito feliz de trabalhar aqui em Paudalho. Eu sempre digo aos pacientes: vamos tratar desse problema antes que ele se transforme em um “problemão”. Daí a importância da atenção básica funcionar. O intuito é de prevenir. Tudo no objetivo de promover o bem-estar do paudalhense”, explicou.

Isak de Castro/PMP

São em média 15 atendimentos de saúde bucal de segunda a sexta em todas as unidades da cidade com equipes compostas por dentista, auxiliar e estagiário. Vanessa Dayane é mãe dos pequenos José Pedro e José Gabriel. Ao chegar em uma das unidades, os filhos dela receberam a vacinação contra o Influenza. Além desse serviço, a moradora do bairro da Asa Branca já recebeu outros na UBS. “Eu acho bom o atendimento. Quando a gente marca as coisas, o atendimento é rápido. Posso dizer que Paudalho tem saúde”, linfatizou.

Médicos especialistas

Por semana, quase 600 atendimentos com especialistas são ofertados à população do Paudalho no Centro de Especialidades que fica próximo à entrada da cidade. São serviços como pediatria, psiquiatria, ginecologia, cardiologia e ainda fonoaudiologia, oftalmologia, ultrassonografia, urologia, entre outros.

As consultas médicas na rede privada podem custar entre R$ 120 e R$ 250. A Estudante de 14 anos, Bárbara Vitória, foi atendida pelo oftalmologista do município, Igor Araújo, e elogiou o trabalho. “Eu achei muito bom porque eu tenho problema na vista e foi muito rápido o atendimento. Ele foi atencioso e o mais importante, né? Vou enxergar melhor”, disse. Maria Angelina, mãe da garota, ficou surpresa coma agilidade do processo. “Eu moro há mais de 50 anos em Paudalho e fiquei impressionada. A Secretaria de Saúde marcou, já deu marcadinho, a gente veio na hora certa e eu achei nota 10”, elogiou.

De acordo com a coordenadora da Atenção Especial do Município de Paudalho, Riva Karla, a rede ainda atende 130 pessoas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica na Praça do Rosário, na região central do Paudalho.

Laboratório Municipal

Inaugurado em 23 de maio de 2017, o Laboratório Municipal, situado no bairro do Alto do Hospital, oferta serviços laboratoriais de domingo a domingo. São oferecidos mais de 65 tipos de exames como, por exemplo: hemograma completo, glicemia, colesterol, triglicerídeo, hormônios tireoidianos, FSH, LH, Beta-HCG, PSA total e livre, vitamina D, classificação sanguínea, parasitológico de fezes, entre outros.

A unidade tem grande estrutura com sistema de gerenciamento de qualidade e alta tecnologia para a realização dos exames. Com uma equipe composta por seis biomédicos, quatro técnicos de laboratório, três recepcionistas e um auxiliar de serviços gerais, cerca de 2.300 pessoas recebem atendimento por mês, somando uma média de 19 mil exames no período. Por dia, são atendidos de 90 a 120 usuários o que totaliza cerca de 800 a 960 exames realizados.De 2017 até maio de 2018 foram realizados mais de 192 mil exames. Com as obras, o espaço será ampliando e entre as mudanças está a construção de uma recepção, sala de coleta e ainda o centro de Imagem.

Isak de Castro/PMP

Centro do Parto Humanizado

Com 99% da estrutura pronta, a Prefeitura do Paudalho anunciou a inauguração do Centro de Parto Humanizado que vai permitir à paudalhense ter filhos na cidade. A previsão da implantação do local é para os próximos dias.

Confira o vídeo: