Paudalho recebe primeiro lote com 323 doses da vacina contra a covid-19

Maria Clara Carneiro

Na última terça-feira (19), o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 foi recebido no município de Paudalho. O Governo do Estado de Pernambuco enviou à Secretaria Municipal de Saúde 323 doses da CoronaVac, vacina criada pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório Sinovac Biotech. Durante a primeira etapa da campanha de vacinação, a prioridade será dos profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente na luta contra a covid-19. As doses serão destinadas àqueles que atendem na Unidade de Pronto Atendimento Laura Bandeira de Melo (UPA Paudalho), no Centro de Parto, no Laboratório Municipal e na Atenção Básica.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a quantidade de doses recebidas leva em consideração o número de profissionais em atendimento nas unidades listadas. A campanha de vacinação foi iniciada no mesmo dia do recebimento das vacinas. O primeiro cidadão a ser imunizado foi o motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Itamar José Gomes, de 56 anos. Itamar atua há oito anos no cargo e se diz honrado pela oportunidade. “É uma honra ser o primeiro a ser imunizado, estou muito feliz”, declarou o paudalhense. 

Na segunda fase da campanha, as doses serão aplicadas em idosos com mais de 80 anos, conforme estabelecido no Plano de Vacinação contra a Covid-19 do Governo do Estado. No atual momento, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma listagem dos abrigos em funcionamento na cidade. “Estamos na fase de levantamento da quantidade de idosos com mais de 80 anos no município e de profissionais que são cuidadores. A estratégia que adotaremos na segunda fase é a vacinação em domicílio”, afirma a secretária de saúde Lúcia Matias. A gestora também destaca a importância do cadastro desses cidadãos nas Unidades de Saúde municipais.

A Prefeitura do Paudalho informa que ainda não há previsão para o início das etapas seguintes, visto que as datas para a imunização só poderão ser estabelecidas a partir do envio de novas doses pelo Governo do Estado de Pernambuco.