A capoeira é uma expressão cultural que mistura artes marciais, esporte, música e cultura popular e foi desenvolvida pelos escravos. Alguns relatos históricos apontam que a modalidade nasceu no fim do século XVI no Quilombo dos Palmares.
E no próximo domingo (28), capoeiristas de toda a região vão se reunir no Colégio Municipal do Paudalho (CMP), no “Movimento Mata Norte Tem Capoeira”, a partir das 9h. O evento é realizado pelo Grupo de capoeira paudalhense Assojucape dos mestres Cobra, Caretinha e Jandaia, em parceria com a Secretaria Executiva de Esportes e Juventude.
De acordo com o secretário executivo de Esportes e Juventude, Diógenes Porfírio, a programação tem o objetivo de valorizar a capoeira no Município. “Temos o compromisso em dar atenção e estar ao lado de todos os movimentos e modalidades do município e sem dúvida alguma teremos um olhar diferenciado para a Capoeira”, comentou.
Patrimônio Histórico
A roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Os estados são considerados berços da expressão cultural. Em novembro de 2014, a modalidade recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da humanidade pela UNESCO.