Paudalho realiza a semifinal do concurso Fluindo na Leitura, com três finalistas

Amanda Myrtes

“A parte mais difícil foi quando ela disse os nomes dos finalistas, porque eu estava muito ansioso. Agora estou muito feliz”, disse José Domingos, 8 anos, que saiu em 1º lugar na semifinal, garantindo sua vaga na final do concurso Fluindo na Leitura, realizado em novembro, pela Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria de Educação e Esportes.

No evento, cada um dos participantes tiveram que ler um texto escolhido pelo júri – as crianças tiveram o primeiro contato com o texto no dia do concurso, com. Fora avaliado a fluência, entonação, entre outros elementos essenciais na fluência da leitura. O evento elegeu três finalistas: em terceiro lugar, Ávila Vitória, da Escola Municipal Bartolomeu do Rego Cavalcante; em segundo lugar, Igor, da Escola Municipal Tancredo Neves; e, em primeiro lugar, José Domingos, da Escola Municipal Menino Jesus.

A edição deste ano contou com 22 escolas inscritas, cada uma representada por um aluno do II ano do Ensino Fundamental. Dos alunos inscritos, 9 estudantes passaram para semifinal. A final está prevista para o primeiro semestre de 2024.

Além da competição, o concurso contou com apresentação de cordel com as crianças da Escola Municipal de Guadalajara – Casarão (EMG), com o título Cordel que canta, canta e encanta, escrito pela professora Sônia Soares, também da EMG.

O concurso é a culminância do Projeto Fluindo na Leitura, que atua com crianças do I e II ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Nascido durante a pandemia da Covid-19, o projeto visou estimular o aprendizado, alfabetização e leitura das crianças, áreas essas que foram fortemente impactadas durante o período pândemico.

Assim, o Fluindo na Leitura compõe uma séria de estratégias do município para estimular ainda mais a leitura nas crianças paudalhenses, promovendo amor pelo aprendizado, o que leva a um melhor desempenho, já que, quando as crianças aprendem a ler ainda cedo, elas ampliam seu conhecimento e vocabulário, além de serem leitores mais fluentes e com melhor capacidade de atenção e concentração.