“A parte mais difícil foi quando ela disse os nomes dos finalistas, porque eu estava muito ansioso. Agora estou muito feliz”, disse José Domingos, 8 anos, que saiu em 1º lugar na semifinal, garantindo sua vaga na final do concurso Fluindo na Leitura, realizado em novembro, pela Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria de Educação e Esportes.
No evento, cada um dos participantes tiveram que ler um texto escolhido pelo júri – as crianças tiveram o primeiro contato com o texto no dia do concurso, com. Fora avaliado a fluência, entonação, entre outros elementos essenciais na fluência da leitura. O evento elegeu três finalistas: em terceiro lugar, Ávila Vitória, da Escola Municipal Bartolomeu do Rego Cavalcante; em segundo lugar, Igor, da Escola Municipal Tancredo Neves; e, em primeiro lugar, José Domingos, da Escola Municipal Menino Jesus.
A edição deste ano contou com 22 escolas inscritas, cada uma representada por um aluno do II ano do Ensino Fundamental. Dos alunos inscritos, 9 estudantes passaram para semifinal. A final está prevista para o primeiro semestre de 2024.
Além da competição, o concurso contou com apresentação de cordel com as crianças da Escola Municipal de Guadalajara – Casarão (EMG), com o título Cordel que canta, canta e encanta, escrito pela professora Sônia Soares, também da EMG.
O concurso é a culminância do Projeto Fluindo na Leitura, que atua com crianças do I e II ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Nascido durante a pandemia da Covid-19, o projeto visou estimular o aprendizado, alfabetização e leitura das crianças, áreas essas que foram fortemente impactadas durante o período pândemico.
Assim, o Fluindo na Leitura compõe uma séria de estratégias do município para estimular ainda mais a leitura nas crianças paudalhenses, promovendo amor pelo aprendizado, o que leva a um melhor desempenho, já que, quando as crianças aprendem a ler ainda cedo, elas ampliam seu conhecimento e vocabulário, além de serem leitores mais fluentes e com melhor capacidade de atenção e concentração.