A Prefeitura do Paudalho realizará na próxima segunda-feira (05) uma ação de reflorestamento no município. Na data, cerca de 1.500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica serão plantadas com o objetivo de recuperar, fortalecer e conservar o bioma predominante no território municipal. A atividade terá início às 9h e ocorrerá no Loteamento Nova Paudalho, no local denominado popularmente como Pedra do Urubu, situado na comunidade Vila Santa Mônica.
O evento faz parte da programação planejada pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ) para a Semana do Meio Ambiente, marco anualmente celebrado entre os dias 01 e 05 de junho. Durante a ocasião, serão plantadas diversas espécies nativas da Mata Atlântica, entre elas o Ipê Rosa, o Ipê Roxo Azeitona, o Visgueiro, o Saboeiro, a Craibeira e o Jenipapo.
O secretário da pasta, Josimário Marques, explica o propósito dessa atividade: “Com essa ação nós estamos garantindo a aplicação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica (PMCRMA), já que o nosso município detém o maior resquício de Mata Atlântica da Zona da Mata de Pernambuco. Somos um município privilegiado e vamos ampliar isso.” Segundo o plano, posteriormente, mais 2.500 mudas serão plantadas em outros locais da cidade.
A iniciativa é um trabalho conjunto da SEDEMAQ, da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e do setor de Comunicação da Prefeitura. Além desses grupos, a ação conta com a parceria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH/PE) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA).
Conforme os protocolos estaduais e municipais de prevenção ao contágio da covid-19, o uso de máscara e de álcool em gel será obrigatório durante o evento. O número de pessoas no local também será limitado. Entre os convidados, o encontro contará com a participação de um pequeno grupo de estudantes da Rede Municipal de Ensino. “Nós queremos com essa ação fazer um ato de educação ambiental. É necessário que os nossos jovens e as nossas crianças comecem desde cedo a desenvolver a mentalidade ambientalista”, destaca o secretário Josimário Marques.
De acordo com a bióloga e superintendente municipal de Meio Ambiente, Wanessa Bezerra, o respeito à natureza em sua forma original é um dos primeiros passos para uma cidade ambientalmente mais sustentável. Por isso, ela ressalta a importância da ação no município: “Paudalho é uma cidade que possui quase 22% do bioma Mata Atlântica em sua forma preservada (…) a ação visa fazer uma busca pela a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos aliado à sustentabilidade ambiental que é justamente a promoção dessas áreas verdes.”
Outras ações
Além dessa iniciativa, durante o mês de junho, a SEDEMAQ realizou a primeira edição do Dia do Descarte Consciente. O projeto é um incentivo para que a população faça o descarte ambientalmente correto de resíduos sólidos recicláveis de seus domicílios. A ação ocorreu no dia 05 de junho, no centro da cidade, e no dia 19, na comunidade Guadalajara. No total, foram arrecadados 3.279 kg de materiais recicláveis e 1.826 unidades de pilhas e baterias durante os dois eventos.