Paudalho elege os cinco novos conselheiros tutelares para o mandato 2024-2028

Amanda Myrtes

Os munícipes paudalhenses elegeram neste domingo (1º) os novos conselheiros tutelares de Paudalho. Entre os cinco nomes eleitos, tivemos Bárbara Judith (com 823 votos), Hiago Valentim (com 686  votos), Valquíria de Bugo (com 606 votos), Irmã Sandra (com 538 votos) e Chiquinho (com 520 votos). O município contabilizou 43 votos brancos e nulos.

A eleição contou com 12 candidatos, nove pontos de votação entre a Zona Urbana e Rural, com votação em urnas eletrônicas (sendo Paudalho o primeiro município do Brasil a requerer as urnas eletrônicas no seu processo de eleição), além de transporte gratuito e comunitário para os eleitores das mais diversas comunidades do município.

Os conselheiros eleitos assumem o cargo no dia 10 de janeiro de 2024 e seguem com o mandato até o ano de 2028.

O Conselho Tutelar tem como missão atender a crianças e adolescentes cujos pais faltem ou ofereçam risco à sua formação, além de fornecer proteção em situações de abuso e violência. Por ser um órgão autônomo e permanente, o Conselho Tutelar fiscaliza outros órgãos e instituições, atuando também em parceria com os mais diversos equipamentos municipais, como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Guarda Municipal, Polícia Civil, hospitais, escolas, entre outros orgãos.

Segundo a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Brasil tem atualmente 6.100 conselhos tutelares espalhados por 5.570 municípios e entidades administrativas, cada um contanto com 5 conselheiros titulares.

Confira o Edital de Resolução Nº 98/2023 com o resultado da eleição para conselheiros tutelares de Paudalho mandato 2024-2028: