Paudalho avança no plantio de árvores nativas da Mata Atlântica

Maria Clara Carneiro

Nesta quinta-feira (02), a Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ), realizou mais uma ação de plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no município.

Com início às 8h, a atividade ocorreu na comunidade Guadalajara, às margens das vias locais. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica (PMCRMA) e tem por objetivo revitalizar e preservar o bioma predominante na cidade por meio do cultivo de 1.500 mudas.

O primeiro passo dessa ação foi materializado no dia 05 de julho, em um evento realizado na comunidade Vila Santa Mônica. Dessa data inicial até esta quinta-feira, já foram plantadas cerca de 1.200 mudas no município.

Além da Vila Santa Mônica, as árvores foram semeadas no Assentamento Chico Mendes, na Reserva Ecológica Taperoá e em Guadalajara. Na próxima quarta-feira (08), o plantio chegará no Engenho 14, localizado próximo a São Severino dos Ramos.

O reflorestamento trará frutos a longo prazo e promoverá mais qualidade de vida para os paudalhenses. Com a finalidade de manter o solo nas áreas de plantação hidratado e propício para o crescimento das mudas, a equipe da SEDEMAQ está fazendo uso de hidrogel durante o plantio. O polímero é um pó branco artificial que quando misturado à água ganha a consistência de gel.

O engenheiro florestal Thiago Olímpio explica os benefícios do uso desse recurso: “O hidrogel retém a umidade e colabora para a sobrevivência das plantas durante a estiagem. Essa mistura evita que a água evapore rápido, dessa forma a muda vai consumindo o líquido lentamente”. Assim, a tecnologia colabora para que Paudalho se torne um município cada dia mais sustentável.