Um trabalho realizado com esforço e dedicação merece ser reconhecido e recompensado. Nesse quesito, a educação em Paudalho está de parabéns e isso se reflete nos índices alcançados ao longo dos últimos anos. Para reafirmar o compromisso com a educação paudalhense, a Prefeitura do Paudalho anuncia nesta sexta-feira (18) o pagamento em parcela única do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) para os funcionários da Rede Pública Municipal de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em exercício.
O BDE premia os profissionais das escolas que cumpriram parcialmente ou integralmente as metas estipuladas e acordadas por meio do Termo de Compromisso de Gestão Escolar, previamente assinado por cada unidade de ensino e pelo Secretário Municipal de Educação. Este ano, o montante financeiro investido no benefício é de cerca de 188,4 mil reais. As instituições de ensino que atingiram no mínimo 50% da meta foram contempladas com o bonificação.
A lista das unidades escolares que chegaram a 100% da meta estabelecida é composta pelas escolas municipais Eliza Fidelis, João Francisco, José Bonifácio, Manoel da Rosa e São Bernardo. Outra unidade que se destacou foi a Escola Municipal Tancredo Neves, que obteve 61% do total estipulado. Já a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) alcançou 50%.
Conforme o cálculo instituído na Lei Nº 886/2018, o valor destinado a cada funcionário varia de acordo com a porcentagem alcançada pela instituição e com a função desempenhada pelo mesmo. Ao todo, o bônus contemplará 359 servidores de diferentes cargos. Entre eles estão professores, secretários, gerentes, diretores, assessores, psicólogo, coordenadores, motoristas, nutricionistas, merendeiros e auxiliares.
Com alegria, a secretária-executiva de educação, Paula Marinho, comemora a conquista e ressalta que a premiação tem a finalidade de incentivar e prestar reconhecimento ao esforço de toda a equipe escolar. Ela destaca a importância do trabalho conjunto realizado pelos servidores do município e agradece.
“Se dentro de uma escola todo mundo trabalha com foco no desenvolvimento da criança, por exemplo, se temos uma merendeira que se dedica, que faz uma merenda de qualidade, se temos uma escola limpa pelos zeladores, se as pessoas que trabalham na secretaria organizam toda a documentação, então, tudo flui. O diretor está ali coordenando tudo, os coordenadores também, é um trabalho de toda uma equipe. Por isso toda essa equipe merece receber o bônus!”, pontua Paula Marinho.
Cálculo do Bônus de Desempenho Educacional (BDE)
O Bônus de Desempenho Educacional (BDE) é um pagamento extra feito para os funcionários da área de educação que busca incentivar e promover a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Paudalho se destaca por ser um dos poucos municípios em Pernambuco que atribuem essa premiação aos seus servidores.
Vários fatores são levados em consideração para o cálculo do BDE. A meta engloba diversos índices que são analisados em conjunto para atribuir uma média à instituição de ensino. O principal deles é o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) que, como instituído pelo Governo do Estado de Pernambuco, leva em conta tanto os resultados da avaliação anual do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE), em Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental I e do 9º ano do Ensino Fundamental II, e do fluxo escolar, que inclui as das taxas de aprovação, reprovação e abandono dos estudantes.