Para comemorar: Paudalho se destaca no Índice de Efetividade da Gestão Municipal

Thales Kirion

Dentre apenas 13 cidades de Pernambuco, Paudalho se destacou e alcançou a nota B, que indica a gestão como “efetiva” no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), divulgado no dia cinco de dezembro pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Controladoria Geral do Município acompanhou todo processo de obtenção de informações, orientou os departamentos envolvidos e respondemos às questões propostas no IEGM, todos os municípios de Pernambuco foram notificados pelo TCE para participar da formação deste indicador.

O Índice está regulamentado pela Resolução TC nº 18/2017 e a medição é realizada nas áreas de: Meio Ambiente, Proteção das Cidades, Educação, Gestão Fiscal, Governança em TI, Planejamento e Saúde, variando os resultados em graus que vão de “C – baixo nível de adequação” até “A- altamente efetiva”. O indicador mostra a qualidade da administração municipal

Saúde também se destaca

De acordo com o técnico em Controle Interno, Mezac da Silva, a conquista representa a mudança que tem alcançado o Município. “Esta conquista consiste em algo que vai além de números ou informações gerenciais. Na prática um bom índice como o que Paudalho obteve indica que a população está sendo contemplada, que a gestão está atingindo resultados esperados. No quesito “saúde”, por exemplo, do IEGM Paudalho obteve a nota “Muito Efetiva”, as questões elaboradas pelo TCE são pensadas para expressar a realidade das gestões municipais e servem, inclusive, de parâmetro para ações futuras”, destacou.

Mezac da Silva destaca ainda comenta como era a situação do Município em anos passados. “Essa conquista se torna ainda mais valiosa quando comparamos os resultados que Paudalho vinha tendo em índices divulgados pelo TCE, como por exemplo, no Índice de Consistência e Convergência Contábil (ICCPE/2016) onde nossa cidade ficou entre os piores municípios do Estado. Hoje a nossa cidade de Paudalho ficou entre os 13 únicos municípios (dos 184 de Pernambuco), que atingiram o nível “efetivo” sendo este o nível máximo alcançado por todos eles. Nenhum outro município obteve nota superior, ficamos assim ao lado de cidades pernambucanas de maiores recursos como a de Recife”, comemorou.

Ainda segundo o técnico, o trabalho agora é identificar os pontos frágeis e melhorá-los no o objetivo de que o Município se destaque cada vez mais. Afogados da Ingazeira, Barra de Guabiraba, Camaragibe, Cupira, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Orobó, Panelas , Paulista, Recife, São Bento do Una e Triunfo foram os outros municípios destacados.