Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Ainda de acordo com o instituto, a estimativa é que a cada ano mais de 57 mil pessoas tenham o câncer. No país, por ano, são registrados mais de dois milhões de casos.
E no Outubro Rosa, mês dedicado ao combate dos cânceres de mama e colo de útero, a Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Saúde tem realizado ações nos postos de todo o município. Por mês, ocorrem cerca de 400 exames citopatológicos, conhecidos como Papanicolau ou exames preventivos.
O secretário de Saúde, Orlando Jorge, comentou sobre as ações do Outubro Rosa no município. “A Secretária de Saúde durante todo o mês de outubro está desenvolvendo ações de conscientização para que as mulheres possam ver a importância, possam assimilar e possam a partir dessas ações educativas, dessas ações de orientação, realizar os seus exames preventivos”, disse.
Segundo a residente da Secretaria Municipal de Saúde, Sabrina Santiago, os exames preventivos podem ser feitos em qualquer unidade de saúde da cidade. “O exame preventivo é realizado em qualquer posto de saúde, então as mulheres podem procurar as unidades de saúde, conversar com as enfermeiras, com os médicos, com a equipe de saúde, né? O agente comunitário tem esse papel muito importante de orientar essas mulheres sobre a importância do exame preventivo”, comentou.
No mês da campanha, as atividades no município foram intensificadas por meio de palestras, criação de grupos de discussão e orientação das mulheres paudalhenses. Na última semana, uma programação foi realizada na Unidade de Saúde da Família, na comunidade de Guadalajara, para promover a conscientização sobre o combate ao câncer. As ações estão correndo em todo o município.
Câncer de colo de útero
O Outubro Rosa também conscientiza a população para o combate a esse tipo de câncer, que segundo INCA é o terceiro tumor mais frequente na população feminina. A doença é causada por infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV e pode ser tratado por meio de exame preventivo. Segundo Sabrina Santiago, a Secretaria de Saúde também oferece orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, já que é a partir delas que o Câncer de colo de útero é causado: “Como o câncer de colo de útero é grave, é uma doença que mata, então a gente também faz orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis…o câncer de colo de útero surge a partir de uma IST, infecção sexualmente transmissível, pelo vírus do HPV” esclareceu.
Ouça os detalhes na matéria de Thales Kírion:
Outubro Rosa
O movimento internacional Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, quando a “Fundação Susan G. Komen For The Cure” lançou o laço cor-de-rosa, em 1991, e o distribuiu aos participantes da “Primeira Corrida Pela Cura” realizada em Nova York. Em 1997 algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi (EUA) começaram a difundir ações voltadas a prevenção do câncer de mama, surgindo daí o nome da campanha. No Brasil, em 2002, aconteceu o primeiro momento de simpatia pelo movimento, quando o “Mausoléu do Soldado Constitucionalista”, também chamado de “Obelisco do Ibirapuera”, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Mas foi em outubro de 2008 que ele ganhou forças e diversas cidades foram iluminadas.