Laboratório Municipal oferece exame preventivo de próstata

O Novembro Azul é o mês dedicado ao combate do câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), esse tipo de tumor é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer não- melanoma. A Prefeitura do Paudalho por meio do Laboratório Municipal realiza o exame preventivo antígeno prostático específico (PSA).

O processo tem objetivo de pesquisar se o homem apresenta o tumor na próstata. A maioria dos homens sem câncer tem níveis de PSA inferiores a quatro nanogramas por mililitro de sangue. A chance de um homem desenvolver o câncer de próstata aumenta proporcionalmente de acordo com o crescimento do nível do PSA.

O que é o PSA?

É uma enzima com algumas características de marcador tumoral ideal, utilizado para diagnosticar, monitorizar e controlar a evolução do carcinoma da próstata.

O que é a próstata?

É uma glândula que só os homens possuem e que fica localizada na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maça e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão produz parte de sêmen líquido espesso que contêm os espermatozoides liberados durante o ato sexual.

Confira na imagem:

Sintomas

Os sintomas podem não aparecer porque a doença muita das vezes é silenciosa. Mas quando aparecem podem apresentar dificuldade em urinar.