Laboratório Municipal do Paudalho celebra um ano e já ultrapassou 230 mil exames realizados

O Laboratório Municipal do Paudalho completa nesta terça-feira (23) um ano de existência. O espaço já é destaque em toda a Mata Norte e região. Até o início de maio de 2018 foram realizados 236.652 exames, o que totalizou em atendimentos de 27.587 usuários nos serviços de urgência, ambulatório e epidemiologia da cidade. O processo, qualificado, começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde os usuários agendam os exames. Com uma equipe composta por seis biomédicos, quatro técnicos de laboratório, três recepcionistas e um auxiliar de serviços gerais, por dia, são atendidos mais de 100 usuários.

A moradora do bairro do Alto dos Irmãos, Rosilda Vicente, de 37 anos, foi ao local com a filha que precisava fazer um exame de sangue. “Foi muito bom o atendimento. Eu dou nota 10”, comentou.

Foto: Isak de Castro/PMP

Diferencial

Além de contar com equipamentos de ponta, o Laboratório Municipal dispõe de um sistema de gerenciamento, informatizado, que permite uma qualidade melhor ao processo.

Para o coordenador do Laboratório, Ricardo Escorel, Paudalho tem avançado e o local é um exemplo de que a saúde pode ser ofertada com qualidade. “Nosso diferencial também é o sistema que gerencia o laboratório, que é um sistema de informática onde nós dispomos de computadores na recepção. Através do cadastro dos pacientes, ele emite um código de barra de cada usuário e a partir daí o material é processado, organizado e colocado nos equipamentos. E esses equipamentos conseguem enviar as amostras diretamente para o mesmo sistema e nosso corpo de biomédicos analisa os resultados e libera. É tudo rápido e tecnológico”, detalhou. Atualmente o serviço foi ampliado e o Laboratório também realiza a coleta em Chã de Cruz, Chã de Conselho e Guadalajara.

Foto: Isak de Castro/PMP

Ouça os detalhes na matéria: