Implementando o ensino integral, Paudalho avança na educação com o Programa Educação Integral

Amanda Myrtes

Inglês, espanhol, italiano, letramento financeiro e educação ambiental são algumas das disciplinas eletivas ofertadas no novo programa nacional Educação Integral, implementado pela Prefeitura de Paudalho, através da Secretaria de Educação e Esportes do município. Com o objetivo de transformar as escolas municipais em escolas em tempo integral, o programa nacional já está em atuação no município – sendo uma das primeiras cidades da Mata Norte a executar o programa – , com três escolas em fase piloto: as Escolas Municipais Eliza Fidelis da Silva, Sinhô Bandeira (ambas com as turmas dos Anos Finais do 6º ao 9º ano) e Paulo VI (com as turmas dos Anos Iniciais do 1º ao 5º ano). 

Além de seguir a grade curricular nacional do Ensino Fundamental, as escolas integrais da fase piloto dispõem de aulas eletivas de inglês, espanhol e italiano; raciocínio lógico; direitos humanos; protagonismo juvenil; práticas culturais; práticas esportivas como artes marciais, xadrez, futsal, vôlei, entre outras; além de oficinas de letramento financeiro, matemática, artes, leitura e de educação ambiental.

“Eu ‘to’ gostando bastante do ensino integral, que ‘tá’ dando para a pessoa aprender bem mais […] Está tendo nove aulas, que antes era cinco”, destacou José Washington, de 14 anos, aluno do nono ano da Escola Municipal Sinhô Bandeira, que ressaltou como a variedade nas aulas eletivas vem sendo positiva no ensino dos estudantes.”Pra não ficar naquela de só aula de matemática, está tendo eletivas, aulas na quadra que eu também gosto muito. E é isso, estou gostando bastante do ensino integral”, finalizou.

Funcionando das 7h30 às 16h40, o Programa garante pluralidade no ensino pedagógico municipal, enriquecimento no currículo dos estudantes e alimentação de qualidade para os alunos, com três refeições diárias.

Antes da pandemia de 2020, o município já contava com escolas semi-integrais, afim de potencializar a educação local. Neste ano, abraçando o programa nacional Escola Integral, o município decidiu ampliar o funcionamento transformando as escolas semi-integrais em integrais e englobando mais uma escola ao programa. A secretária de Educação e Esporte de Paudalho, Paula Marinho, destaca as melhorias no desenvolvimento infantil através do novo programa. ”A escola é um lugar de formação do ser humano como um todo e deve atuar pensando nessa singularidade do estudante, por isso, mesmo antes da pandemia, nós já havíamos implantando o projeto de escolas semi-integrais visando atuar com os alunos paudalhenses essa questão […] Agora, nós abraçamos o programa nacional e seguimos trabalhando com as crianças tanto o ensino tradicional, com a grade curricular nacional, como com atividades que vão ajudar no desenvolvimento interpessoal, físico, na saúde física e mental dos estudantes.”, pontuou.