Guarda Municipal de Paudalho participa de curso de formação para grandes eventos

Maria Clara Carneiro

Na terça-feira (18), integrantes da Guarda Civil Municipal de Paudalho (GCM) participaram de uma formação para eventos de larga escala. Intitulada “Técnicas Operacionais para Grandes Eventos (TOGE GCM)“, a capacitação foi dividida em duas etapas, uma teórica e outra prática. O primeiro momento ocorreu no auditório do Espaço Empreendedor do Pátio Prefeito Ulisses Roque e o segundo foi realizado na Quadra de Esportes do Beira-Rio, ambos no Centro da cidade.

Operadores de segurança pública da Guarda Civil Municipal de Paudalho durante parte inicial do curso Técnicas Operacionais para Grandes Eventos (TOGE GCM). Foto: GCM Paudalho.

Com foco no Carnaval 2020, que ocorre entre os dias 23 e 25 de fevereiro, o curso teve como objetivos capacitar operadores de segurança pública para atuar em grandes eventos e definir um novo procedimento aos operadores “GCMs” que já atuam ou que irão atuar nas equipes. Como especificado pelos realizadores, o TOGE GCM também teve a finalidade de criar um padrão de formação e capacitação dos profissionais das GCMs que atuam nas equipes de patrulhamento tático.

Na Quadra de Esportes de Paudalho, área central da cidade, os profissionais da GCM recebem instruções práticas para suas atuações. Foto: Maria Clara Carneiro/PMP.

O curso teve realização da Prefeitura de Paudalho por meio da Secretaria de Governo e Segurança Cidadã (SEGOV) e foi ministrado por instrutores credenciados pela Polícia Federal. Foram eles Adriano Duarte (GCM de Goiana), Sidclay Alves (GCM de Cabo de Santo Agostinho) e Da’Silva (GCM de Escada). O método atualmente adotado foi aplicado pela primeira vez no Carnaval 2018 de Olinda, um dos maiores do Brasil, e obteve eficiência comprovada.