Com o objetivo de debater a finalização do 1° ciclo da ReDEC – Residência Docente nas Ciências – projeto da Universidade Federal de Pernambuco, mestrandos que atuam nas escolas do Paudalho e gestores educacionais se reuniram na última sexta-feira (01°), na Fazenda Sol Nascente.
“Nesse primeiro ciclo, os mestrandos da UFPE trouxeram o uso da ferramenta Canva na sala de aula, como desenvolver vídeos para aprimorar o ensino, entre outras novas estratégias tecnológicas didáticas, que foram tão necessárias, sobretudo, durante a Pandemia de Covid-19. Discutimos sobre o que foi feito nas escolas durante o ano de 2021. Todas as realizações implementadas”, disse Paula Marinho, secretária de Educação do Paudalho.
A partir deste mês de abril, se inicia um novo ciclo da ReDEC em Paudalho. “Nós teremos aulas presenciais, mas, como os professores adquiriram mais expertise no uso das mídias, teremos também algumas aulas síncronas (online) de compensação. Os alunos do 5° ao 9° anos receberam tablets da Prefeitura, e isso facilita esse tipo de aula para todos. Existe um planejamento de ensino que foi feito entre a Secretaria de Educação do Paudalho junto à ReDEC que será executado no decorrer deste ano”, complementou Paula Marinho.
Criado em 2017, o programa sem fins lucrativos ReDEC tem a missão de promover a formação inicial e continuada de profissionais de educação no país, oferecendo atividades do tipo para gestores, coordenadores e professores das escolas parceiras e também para os residentes docentes, graduandos dos cursos de licenciatura da UFPE.
A ReDEC é um Programa de Extensão do Centro de Educação da UFPE vinculado ao Hub Educat (Hub de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacionais da UFPE) Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da UFPE (Positiva UFPE).