“Eu sinto que estou apreendendo”, diz estudante que participa das aulas de violão ofertadas pelo Município

Já no século XIII, o filósofo Immanuel Kant destacava que o homem não era nada além daquilo que a educação fez dele. Contemporâneo a nós, o educador e filósofo Paulo Freire afirmava que se a educação sozinha não transformasse a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. É a Educação, esse meio vigente de transformação social que proporciona a liberdade, mudança, autonomia e dignidade do ser humano.

A Prefeitura do Paudalho acredita nisso e atualmente oferta ensino de qualidade para os cerca de 8.899 alunos das 26 instituições públicas de ensino do Município. Mas, a Educação na cidade vai além da sala de aula e são ofertadas, de forma gratuita, atividades educativas como o karatê e as aulas de violão.

A estudante Misally Vingren tem 13 anos. Ao ser entrevistada pela nossa reportagem, não deixou de abrir aquele sorriso e falar sobre a felicidade de começar a dedilhar as primeiras canções no violão. “É muito legal porque a gente nunca tocou, a gente só via os outros tocando. Mas, quando a gente toca a gente sente as notas, eu estou muito feliz”, disse. O ensino de violão é ofertado em quatro unidades de ensino da cidade como o Colégio Tancredo Neves e a Escola Manoel da Rosa. A ação atinge cerca de 70 alunos.

Foto: Isak de Castro|PMP

Todo material, como violão é disponibilizado de forma gratuita. Segundo o professor Mano Jory, o projeto tem o objetivo proporcionar ensino de qualidade as crianças do Município. “A gente tem um intuito de trabalhar com crianças de 12 a 16 anos. Esse projeto é muito importante na vida delas e hoje elas estão muito interessadas e curiosas. E a gente está aqui para dar essa força e claro com muita atenção e qualidade”, comentou.

Foto: Isak de Castro|PMP

As aulas ocorrem semanalmente e cada vez mais estudantes tem se interessado pelo trabalho. Tayanara Alves comenta que a gratuidade da ação é um diferencial. “As aulas são de graça e isso ajuda muito. Quando eu toco violão, eu sinto que estou aprendendo. Paudalho tem Educação além da sala de aula”, destacou. Segundo a gestão, outras ações serão implantadas nos próximos meses no Município como as aulas de teatro.

Semana Radical de Paudalho

E quem pensa que as atividades acabaram se engana. A Prefeitura através do Ministério do Esporte e Governo Federal realizará a Semana Radical de Paudalho. O evento ocorrerá em duas etapas: de 28 de maio a 02 de junho e 04 a 09 de junho. Segundo a organização, o evento vai ter uma demanda estimada de 4.320 alunos.

O objetivo é proporcionar ao público, atividades de esporte e lazer com segurança e dinamismo. Serão ofertadas diversas oficinas, entre elas: tirolesa, escalada, jogos e brinquedos, pistas de cordas, touro mecânico, esportes radicais e voleibol. A ação visa promover o bem-estar dos alunos das unidades de ensino da Rede Municipal. As inscrições devem ser realizadas nas escolas cadastradas. Os interessados nas atividades devem se informar na Secretaria de Educação que fica a Praça Pedro Coutinho, no Centro do Município.