“Eu gostei bastante”, diz criança sobre IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paudalho

Thales Kirion

Com o tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a Prefeitura do Paudalho por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paudalho (COMDICA) realizou a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paudalho nesta quarta (28) e quinta-feira (29). A programação, que ocorreu no Salão Paroquial, que fica na Praça do Divino Espirito Santos, no Centro da cidade, teve o objetivo de mobilizar adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas.

Na programação houve palestras e “rodas” de conversas com participação de crianças, adolescentes, instituições e a sociedade em geral. A presidente do COMDICA, Damares de Queiroz, destacou a importância do evento para a população do Paudalho. “É de grande importância porque nós estamos aqui para garantir a segurança e os direitos da criança dentro das políticas públicas, trabalhando na construção dessas políticas. Nós estamos felizes porque o Município se compromete” disse. De acordo com dados da organização social Visão Mundial, o Brasil lidera o ranking de violência contra crianças e adolescentes na América Latina. No recorte brasileiro, a pesquisa apontou que três em cada dez pessoas conhecem pessoalmente uma criança que sofreu violência. Além disso, 70% disseram sentir que a violência na infância tem aumentado nos últimos cinco anos e 83% concordam que essa violência pode ter impacto na vida adulta.

Damares Queiroz detalhou como as crianças e adolescentes podem buscar ajuda do Município. “Na maioria das vezes a violência começa dentro do lar. Então, primeiro é importante procurar alguém em que possa confiar. Uma professora, vizinho, alguém que ela possa pedir ajuda. No Município, o COMDICA funciona na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que gere outros equipamentos que auxiliam essas crianças. A sede fica na Praça Santa Tereza”, explicou.

O estudante do Colégio SAMAP,  Álisson de Souza, de 10 anos, mostrou que entendeu o objetivo da ação. “Muito importante porque ajuda a combater esses crimes que não podem ser realizados contra a gente.”, destacou.

SERVIÇO:

Conselho Tutelar do Paudalho

Endereço: Rua Henrique Dias – 128 – Paudalho (PE)

Telefone: (81) 98217-8719

 

Com informações da Agência Brasil.