Um lugar simples de chão de terra batida que guarda em sua estrutura pessoas de valor. Gente que luta diariamente pela sobrevivência e com dignidade põem o pão na mesa. Assim são os moradores do Assentamento Chico Mendes III, em Paudalho.
A Prefeitura da cidade tem o compromisso de promover ações que ajudem e dignifiquem os munícipes não importando onde eles estejam, se na Zona Rural ou no centro da cidade. E como exemplo disso, nesta quinta-feira (4), o prefeito Marcelo Gouveia com uma comitiva de secretários e autoridades foi até o assentamento para a assinatura de um convênio entre a gestão e a comunidade. O pacto vai concluir o prédio da sede da Associação e ainda oferecerá aos agricultores o ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Não é sonho, é realidade
A agricultora Maria do Bocão é presidente da associação do Assentamento Chico Mendes III. Líder e mulher forte, Maria é um dos exemplos das paudalhenses que lutam pela sobrevivência. Carrega nos olhos e nas mãos as marcas do trabalho que tem orgulho. Emocionada, a agricultora agradeceu a gestão pela a ação no local e ainda felicitou o governo por outro serviço implantado no assentamento. “Estou muito feliz em receber toda a equipe da Prefeitura. E quero agradecer também pela iluminação que o secretário de Obras mandou colocar. Tudo o que se vem fazendo aqui, por tudo o que a gestão está fazendo por nós e por todos os paudalhenses. Quero dizer, prefeito, que fiquei muito feliz quando me disseram que no hospital está fazendo o exame que entra no “tubo” (tomografia). Eu disse: “é mentira”. Porque aquele exame é muito caro e ninguém vai trazer para aqui não. Ai eu fui lá no hospital e perguntei: “moça é verdade que aqui estão fazendo o exame que entra no “tubo?”. Ela disse: “É!”. Aí eu comemorei e disse: “Viva o Prefeito”. Estão olhando para os pequeninos de Paudalho”, finalizou.
Nova sede e mais nenhum analfabeto
A atual sede da Associação é um local pequeno e de taipa. Uma estrutura foi levantada pelos moradores e com a assinatura do convenio ela será reconstruída e abrigará as aulas para a comunidade. Visivelmente feliz com o momento, o Prefeito Marcelo Gouveia lembrou que recebeu uma comissão do local que pediu algumas medidas na localidade. O prefeito falou da alegria de conseguir levar educação para o assentamento. “Se Deus quiser a partir desse ano a gente vai estar com essa obra concluída e com jovens adultos estudando aqui na associação. Eu disse a dona Maria que mesmo que tivesse 20 pessoas eu colocaria um professor e não vai ter mais ninguém analfabeto”, comentou.
Sincero, o prefeito ainda destacou que é necessário a empatia na hora de governar. “Não adianta eu mentir para vocês e dizer que eu nasci no meio dos agricultores rurais. Mas, não é porque eu não nasci no meio dos trabalhadores rurais que eu não sou sensível as causas dos trabalhadores dessa categoria. Há muitos anos que eu “namoro” o sindicato, porque eu admirava o trabalho de Luiz Carlos, de seu Daniel, de Ceça… É um trabalho muito importante. Estou muito feliz com essa proximidade e só quem tem a ganhar é o homem do campo. Quero dizer que as portas da Prefeitura estão abertas para o trabalhador rural”, comemorou o momento.
História de Lutas e Conquistas
O secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Josimario Márques, parabenizou os moradores pelo processo histórico de luta no local. “Isso tudo foi fruto de muita luta, muita retirada, vai e volta e resistência. Isso é maravilhoso. Hoje aqui é uma área produtiva. Vale a pena a gente lutar, vale a pena a gente construir algo de forma coletiva. Se o campo não planta, a cidade não janta”, disse.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luiz Carlos, o grande propósito da ação é proporcionar o bem-estar da população e comentou que ficou impressionado com a agilidade da gestão. “Essas ações vão melhorar as condições de vida aqui do Chico Mendes, esse é o grande propósito. O que me impressiona ainda mais nessa atitude de Marcelo e toda sua equipe é o compromisso e, sobretudo, a rapidez que estão sendo introduzidas as ações. Converso com o secretário Gustavo em um dia e à noite a resposta já chega, isso é muito bom”, detalhou.
Cerca de 30 pessoas entre jovens e adultos vão receber o ensino pelo EJA. O secretário de Educação, Ednaldo Ernesto, também emocionado falou sobre o convênio que vai mudar a vida dos moradores analfabetos do local. Em seu relato ele comentou sua identificação com os trabalhadores rurais. Ouça:
Quem foi Chico Mendes ?
Nascido em Xarupi, no estado do Acre, em 15 de dezembro de 1944, o seringueiro Chico Mendes foi uma das figuras mais importantes no ativismo político e ambientalista no Brasil. Lutou pelos seringueiros da Bacia Amazônica, que dependiam da preservação da floresta e das seringueiras nativas para sobreviver. Chico Mendes aprendeu a ler aos 16 anos e depois disso começou a perceber as injustiças sociais vividas pelos seus semelhantes.
Em 1975 fez parte da diretoria do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Brasiléia, o primeiro criado no Acre, presidido pelo combativo líder Wilson Pinheiro. Foram inúmeros os seus feitos e, por isso, entre 1987 e 1988 Chico Mendes ganhou o Global 500, prêmio da ONU, na Inglaterra, e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos e deu entrevistas aos principais jornais do mundo. Jornalistas e pesquisadores o visitaram nos seringais e difundiram suas ideias pelo planeta. Mas, por ter se tornado uma grande figura no combate ao desmatamento, alguns fazendeiros começaram a persegui-lo. Em 22 de dezembro de 1988, em uma emboscada nos fundos de sua casa, ele foi assassinado a mando de Darly Alves, grileiro de terras com história de violência em vários lugares do Brasil.
O que é um assentamento ?
Pode ser enxergado como a criação de novas unidades de produção agrícola por intermédio de políticas governamentais, objetivando o reordenamento do uso da terra ou a busca de novos padrões sociais na organização do processo de produção agrícola.
Com informações do site Memorial Chico Mendes.