Em Paudalho, Projeto Fluindo na Leitura capacita professores e muda a realidade dos estudantes

Giovanna Lira

Com a finalidade de corrigir os impactos causados pela pandemia na aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, lançou o Projeto Fluindo na Leitura no segundo semestre de 2021. O Projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho com os professores alfabetizadores nas turmas do 1º e 2º anos, auxiliando-os na construção de atividades para melhorar e estimular a fluência e proficiência na leitura.

Mensalmente, ocorre o monitoramento dos resultados pela equipe técnica da Secretaria, avaliando e classificando os estudantes em pré-leitores, leitores iniciantes e leitores fluentes. Estudantes do 2° ano participam também de uma avaliação de fluência realizada pelo Governo Estadual, verificando a capacidade de lerem com velocidade e precisão. O Projeto ainda oferece aos professores formações continuadas, com temáticas voltadas para auxiliar todos os perfis de leitores.

Desde 2021, os estudantes vêm tendo crescimento significativo na fluência leitora. Em apenas dois anos a educação de Paudalho obteve um aumento de 180% de estudantes do 2º ano na fluência leitora e de 225% no número de leitores iniciantes. Além disso, na avaliação do Índice de Fluência Leitora (IFL), realizada em todos os municípios do estado, Paudalho passou de 2.6 em 2021 para 4.7 em 2023, maior que o índice da Mata Norte, que foi de 4.2.