Donas de casa, mães, avós e filhas, agora as moradoras das unidades habitacionais do Residencial Guadalajara I e do Residencial Guadalajara II, no município de Paudalho, Zona da Mata Norte, vão poder adicionar um novo adjetivo em suas vidas: empreendedoras. Essas mulheres estão aprendendo um modo de gerar renda através da Oficina Gourmet de Carne de Jaca, realizada pela Prefeitura do Paudalho, que tem como objetivo a independência financeira, o empoderamento feminino e a criação de uma cooperativa. As aulas ocorrerão todas as quintas-feiras, das 14h às 16h, nos residenciais.
Ministrada pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas), Teresa Valentim, a ação é uma parceria da Pasta com o programa Minha Casa, Minha Vida. Durante mais de um mês, o curso de gastronomia ensinará as participantes a produzirem diversos alimentos com base na carne de jaca, além de outros pratos. “Através desse curso elas vão aprender a fazer coxinha, pastéis, empadas, a processar toda a carne extraída da jaca verde. Elas também estarão aprendendo o chips de banana verde. Vários pratos vão sair dessa oficina, que vai formar empreendedoras, mulheres que vão ganhar uma renda através da carne”, comentou a coordenadora durante a aula da quarta-feira (3).
Ao final do curso, a Sedas tem como objetivo formar uma cooperativa para auxiliar as alunas a venderem esses produtos, instruindo sobre preços, embalagens, armazenamento e demais orientações necessárias para comercializar os alimentos. Para começar com esse projeto, elas participarão nesta sexta-feira (5) e sábado (6) da I Feira Multicultural Incentivando o Empreendedorismo, que ocorre em frente ao Residencial Guadalajara I. “Eu estou achando ótimo, muito bom pra gente estar aprendendo alguma coisa e para alegrar a nossa tarde. Também é muito bom para ajudar na nossa renda”, disse Erenice Nassau, de 62 anos, que está participando da oficina.