Com o objetivo de assegurar o direito à alimentação para os paudalhenses em situação de insegurança alimentar e nutricional, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) disponibiliza para a população o Programa de Alimentação Sopa Família. Nesta semana, a Pasta zerou o cadastro de espera e ampliará em quase 50% sua produção passando a atender aproximadamente 6 mil pessoas diariamente.
Lançado em 2021, o serviço oferece três sabores fixados de sopa: carne, feijão e canja de galinha, preparados por uma equipe capacitada e com acompanhamento de nutricionistas. O Programa atualmente abrange 19 pontos de entrega em todo o território, desde o Centro à Zona Rural. Com sede na Rua Doutor Antônio Montenegro, nº 59, no centro da cidade, o Programa realiza a distribuição de segunda a sexta-feira. Uma vez atendidos pela iniciativa, os responsáveis familiares devem participar de palestras, orientações e oficinas oferecidas pela SEDAS, com objetivo de desenvolver a autonomia familiar.
Como funciona
Para participar do projeto é necessário o usuário passar por um atendimento social, para ser identificado se o mesmo tem perfil para inclusão no programa. As famílias ainda devem estar dentre as pertencentes ao Cadastro Único (CadÚnico), que sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, que estejam em situação de extrema pobreza e ainda, que na sua composição familiar tenham pessoas dentro do público-alvo, sendo esse: crianças a partir de 6 meses de idade; pessoas de até 18 anos de idade; gestantes; nutrizes (aquela cuja função é amamentar); e idosos de 60 à 65 anos que não possuem nenhuma renda.