Em parceria com a UNICEF, Prefeitura do Paudalho combate a exclusão escolar no Município

No objetivo de combater a exclusão escolar no Município, a Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Educação aderiu o Programa Busca Ativa Escolar. A plataforma foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. o Programa Busca Ativa Escolar pode ser acessado pelo aqui!

Por meio da plataforma online é possível identificar o registro, o controle e o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão no Município. Várias ações mobilizadoras e formativas já foram realizadas através da Pasta, como por exemplo: encontros intersetoriais que permitiram constituir uma rede coesa e integrada de agentes implicados na garantia do direito de aprender de cada criança e adolescente.

Foto: Josué Filho/PMP

Em campo

O trabalho em campo é realizado através da parceria da Secretaria de Educação com as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento e Assistência Social. Os agentes comunitários de Saúde Básica recebem capacitação para visitar lares e aplicar questionários de alerta juntos às famílias. Já a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social encontra-se pronta para agir nas causas de crianças que não estejam frequentando a escola devido à vulnerabilidade social.

Nesta terça-feira (29) a Secretaria de Educação realizou formações para os agentes. A programação se estende durante esta quarta-feira (30).

Na imagem os agentes recebem capacitação.

As visitas começam a ocorrer nas próximas semanas. Através da Busca Ativa Escolar, o município obterá dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.