“É uma maravilha”, comenta estudante sobre atendimento público odontológico em Paudalho

Postos de Saúde sem estrutura física, falta de médicos, dentistas e materiais já foram realidades na cidade de Paudalho, mas, a gestão atual tem se preocupado e mudado essas situações. Atualmente a saúde bucal do município conta com 15 equipes funcionando, com dentista e auxiliar de saúde bucal (ASB). A prefeitura disponibiliza todo o material para o atendimento.  A cidade ainda possui uma dentista de referência, a doutora Ericka Paz, conhecida como língua pregada, que atua no bairro do Bobocão e realiza até a cirurgia de frenectomia.

A estudante de 23 anos, Daiane Maria, é atendida no bairro da Asa Branca e comenta sobre a satisfação em relação ao serviço prestado no município. “É uma maravilha, é ótimo o atendimento dele. Além de ser um ótimo profissional, é uma pessoa super boa”, comentou sobre o dentista, Diogo Viana, que atende no bairro.

Ouça o relato no áudio a baixo:

O coordenador de Saúde Bucal da Cidade de Paudalho, Pietro Reis, esclareceu que quando assumiu a direção foram necessárias algumas articulações. “O primeiro parceiro nosso foi o SESC, trouxemos o OdontoSESC… uma unidade móvel com quatro equipes odontológicas que atendiam à população todos os dias…e dentro desse atendimento foram realizados mais de 2.000 consultas e 2.500 procedimentos foram feitos”, comentou.

Pietro Reis ainda destacou que o trabalho continua. No planejamento para os projetos futuros está a implantação de mais três equipes de saúde bucal, na Primavera I, Guadalajara III, além do posto de Belém. “Outro projeto nosso que nós queremos implantar aqui em Paudalho é o CEO tipo um, que é um centro de especialidade odontológica que contempla a parte de canal, faz a limpeza dos dentes, cirurgia e atendimento de pacientes especiais. O nosso último projeto, que está também em análise no Ministério da Saúde junto com o CEO é o laboratório de prótese”, detalhou.  Além disso, uma parceria com o Projeto “Um Sorriso do Tamanho do Brasil” da Associação Brasileira de Odontologia e Colgate vai beneficiar centenas de pessoas. No dia 31 deste mês, a equipe de saúde bucal vai estar no  Cidadania em Ação: a Prefeitura à serviço do povo, oferecendo informação e distribuindo quatro mil escovas de dentes.

Leia mais: Mais de 2 mil atendimentos são ofertados pela Prefeitura no projeto Cidadania em Ação

Odontolengos

Usando a criatividade na hora de informar a criançada sobre a necessidade do cuidado bucal, os profissionais formaram uma trupe de teatro com bonecos mamulengos para encenar a peça “Zé Escovinha e Marinha Pastinha apresentam seus amiguinhos”. O grupo orientado pelo coordenador de Saúde Bucal da Cidade de Paudalho, Pietro Reis, é formado pelos dentistas, Ericka Paz (Bobocão), Diego Viana (Asa Branca), Marina Vilasana (Chã de Pinheiro) e Jardillany Duarte (Centro), além de uma das idealizadoras, a auxiliar, Jaqueline Durand que é a escritora do texto da encenação. Ela comenta que já trabalhou como ASB em outras gestões, mas percebe um grande avanço na atual administração: “Estou muito feliz com a saúde bucal atual, feliz com o carinho que Marcelo tem com a gente”, disse.

Jaqueline Dutra detalha o projeto dos odontolengos que vai estrear no dia 31 de agosto, no projeto “Cidadania em Ação”. É a prefeitura à serviço do povo, em Chã de Cruz. Confira: