Domingo de Ramos: São Severino dos Ramos deve receber cerca de mil ônibus de romeiros

Thales Kirion

Um dos maiores polos de romeiros do Brasil, São Severino dos Ramos receberá fiéis de todo o país, no próximo domingo (25) no tradicional “Domingo de Ramos”. A manifestação religiosa começa às 8h, com missa campal em frente a Igreja de Nossa Senhora da Luz, presidida pelo vigário paroquial do Paudalho, padre Amaro Manuel da Silva. Às 10h, encerrando o momento religioso, os fiéis vão participar de uma celebração eucarística ministrada pelo bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas Lucena.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Jobson Oliveira, a expectativa é que a cidade receba cerca de mil ônibus com visitantes. “O Domingo de Ramos encerra o período de romarias em São Severino dos Ramos. A gente começa a receber os romeiros no sábado; são cerca de mil ônibus para esse evento. Fico muito feliz em ver que nosso Município mantém as tradições religiosas vivas”, comentou.

Devoção

A fé em São Severino dos Ramos é uma prática católica realizada em diversos estados do Nordeste. A estátua, em tamanho natural, com origem incerta, representa São Severino de Nórica, deitado e vestido em trajes de soldado romano. Ela encontra-se na Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Paudalho, Pernambuco.

Os primeiros relatos da realização de prodígios por intermédio do santo são do século XIX, quando se iniciou a história de que a estátua seria o próprio cadáver incorrupto de São Severino. A notícia, na época, se espalhou entre os habitantes das regiões circunvizinhas, e diversos fiéis de vários lugares do Nordeste passaram a frequentar a Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Engenho Ramos, onde a estátua se encontrava.

Entendendo a história

Relatos apontam que a fé foi fundamentada na história de São Severino Mártir, soldado romano dos primeiros séculos do cristianismo. De acordo com a tradição, ele foi um soldado romano martirizado no século II ou III. A Prefeitura do Paudalho segue no comprometimento de apoiar as manifestações religiosas do Município.