Domingo de Ramos atrai multidão em Paudalho

Thales Kirion

Emoção, fé e muita devoção marcaram o Domingo de Ramos, neste domingo (25), em Paudalho. Milhares de romeiros de todo o Brasil compareceram a São Severino dos Ramos, em uma solenidade emocionante. A programação começou às 8h com missa campal presidida pelo vigário paroquial do Paudalho, padre Amaro Manuel da Silva e seguiu até às 10h. Dentro da igreja de Nossa Senhora da Luz, fiéis prestavam homenagens, intercediam e mostravam agradecimento.
A aposentada Maria Pereira da Silva, de 89 anos, participou do momento e pediu saúde. “Já vim umas dez vezes porque o coração fica emocionado. Eu estou tão feliz. Eu vim pedir uma cura e eu tenho fé porque ele tem poder para me curar”, comentou.

Foto: Diego Lira

 

Foto: Diego Lira

A celebração contou com o apoio da Guarda Municipal em um esquema de mobilidade que começou logo no último sábado (24) e seguiu até o dia da festa. A operação disponibilizou um efetivo de 24 homens no Domingo de Ramos. A comandante da Guarda Municipal, Rebeca Figueiredo, detalhou o objetivo da ação. “Já são dois anos que a Guarda Municipal vem trabalhando com o serviço, já no dia anterior de São Severino dos Ramos, visando melhorar a questão do trânsito e da coletividade. Ano passado nós empenhamos nove guardas e 20 apoios. Esse ano conseguimos ordenar todo efetivo e ainda o comercio, deixando o trânsito livre”, destacou. O momento ainda contou com o apoio da Secretaria de Saúde.

Foto: Diego Lira

Devoção

A fé em São Severino dos Ramos é uma prática católica realizada em diversos estados do Nordeste. A estátua, em tamanho natural, com origem incerta, representa São Severino de Nórica, deitado e vestido em trajes de soldado romano. Ela encontra-se na Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Paudalho, Pernambuco.

Os primeiros relatos da realização de prodígios por intermédio do santo são do século XIX, quando se iniciou a história de que a estátua seria o próprio cadáver incorrupto de São Severino. A notícia, na época, se espalhou entre os habitantes das regiões circunvizinhas, e diversos fiéis de vários lugares do Nordeste passaram a frequentar a Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Engenho Ramos, onde a estátua se encontrava.

Entendendo a história

Relatos apontam que a fé foi fundamentada na história de São Severino Mártir, soldado romano dos primeiros séculos do cristianismo. De acordo com a tradição, ele foi um soldado romano martirizado no século II ou III. A Prefeitura do Paudalho segue no comprometimento de apoiar as manifestações religiosas do Município.