Depois de ser apresentado à população, Plano Municipal de Saneamento Básico segue para votação na Câmara

A Prefeitura do Paudalho apresentou para consulta dos paudalhenses o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) no Auditório do Colégio Municipal do Paudalho, no Centro da Cidade, nesta segunda-feira (11). O objetivo era que a população pudesse opinar em relação ao instrumento que valerá por 20 anos e contempla a utilização de água potável, manejo e drenagem de águas pluviais, manejo de resíduos sólidos (lixo) e esgotamento sanitário.

o assessor técnico do Gabinete da Prefeitura do Paudalho, Zé Luiz, com a palavra na audiência pública.

Foto: Gaby Lapenda/ComunicaçãoPrefeituradoPaudalho

Segundo o assessor técnico do Gabinete da Prefeitura do Paudalho, Zé Luiz, o plano segue agora para a Câmara de Vereadores. “Após esse processo de consulta da população, a gente encaminha para Câmara de Vereadores, para transformar o Plano Municipal de Saneamento Básico em lei específica. A partir da promulgação da lei, é quando a Prefeitura vai observar toda essas questões da Política Nacional de Resíduos Sólidos para execução dos serviços”, detalhou. Se for aprovado, o instrumento vale por 20 anos podendo ser revisado a cada quatro.

Informações com Gaby Lapenda:

Entendendo melhor o plano

É um instrumento de planejamento que estabelece as diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento. O PMSB traça meios para melhorar as condições de saúde, qualidade de vida e desenvolvimento local comprometido com a conservação de recursos naturais. O instrumento abrange o abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem e manejo das águas de chuvas e Limpeza urbana e ainda a gestão destinação adequada do lixo.

Política de Saneamento Básico

Tem o objetivo de prevenir e redução a grande quantidade de lixo, através de práticas de consumo sustentável. Ela prevê ainda outros instrumentos na luta ambiental. Veja aqui!